Número de delegações com hospedagem reservada para a COP30 chega a 68

Número representa um terço do total de delegações; clubes de futebol, igrejas, motéis e hospedagens dobráveis são novas opções de estadia.
4 de setembro de 2025
cop30 hotel
Alice Martins Morais via Climate Home

O esforço recente para contornar a crise de hospedagem da COP30 tem surtido efeito. Segundo a Secretaria Extraordinária para a COP30 (SeCOP), da Casa Civil, o número de países com reserva confirmada em Belém (PA) cresceu 10% nos últimos cinco dias, chegando a 68. Outras 48 delegações seguem negociando suas hospedagens. O número atual representa um terço do total, de acordo com O Globo.

“Eu espero que esse tema seja agora menos o foco do debate e que a gente possa finalmente chegar nos temas que tanto nos importam para o combate à mudança do clima”, afirmou a diretora-executiva da COP30, Ana Toni.

Como O Globo abordou, novos espaços estão surgindo como opção de estadia mais barata para organizações com menos recursos financeiros. É o caso de clubes de futebol, motéis, igrejas e lares cristãos e hospedagens dobráveis – que podem ser montadas e desmontadas. Serão cerca de 1,2 mil vagas no clube Tuna Luso Brasileira e 400 no Pará Clube, por exemplo. Apesar de serem opções low-cost, os valores saem a partir de R$ 820.

Outra opção de hospedagem mais barata são os motéis, que estão passando por um retrofit substancial para se “deserotizar” e atender às necessidades dos participantes da COP. O Guardian abordou como esses estabelecimentos estão se adaptando para receber a nova clientela. Nesses espaços, espera-se que sejam disponibilizados quase 600 leitos.

Já o Climate Home mostrou que proprietários de imóveis e pequenos estabelecimentos estão tendo dificuldades para disponibilizar seus espaços na plataforma oficial da COP30. Isso porque apenas imobiliárias com pelo menos 40 propriedades disponíveis e cadastradas no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Pará (CRECI-PA) podem oferecer quartos na plataforma.

Ainda sobre a questão das hospedagens em Belém, o g1 obteve rascunhos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de um plano previsto em abril para coibir preços abusivos na COP30. Apesar de ser em formato voluntário, os documentos – que nunca foram assinados – previam sanções que comprometiam todo o faturamento obtido em 2024.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar