
A Petrobras estuda instalar fazendas solares para abastecer unidades da companhia, incluindo a Transpetro, braço logístico da petrolífera. Uma das ideias é construir uma usina fotovoltaica para substituir a geração de eletricidade a óleo diesel que abastece o terminal da Transpetro em Coari (AM), na Floresta Amazônica.
As discussões sobre a implantação da usina solar em Coari estão sendo feitas com a Diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade da petrolífera, comandada por Angélica Laureano, informam InvestNews, Megawhat, Click Petróleo e Gás, Vero Notícias, Investidor10, Cenário Energia e Brasil 247. “A diretora (Angélica) nos chamou para tentar fazer um trabalho conjunto, comprando uma fazenda para instalação de placas solares”, disse o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
A subsidiária logística da Petrobras já opera dois terminais com energia solar fotovoltaica. Um deles está localizado em Guarulhos (SP). O outro em Belém (PA). A expectativa é que o projeto solar para a unidade de Coari esteja implementado já no próximo ano.
A dúvida é saber como será a fazenda solar nas instalações amazonenses. O terminal de Coari está encravado na Floresta Amazônica, cercado de vegetação nativa por todos os lados. A instalação de painéis solares para suprir a demanda energética da unidade poderá exigir supressão vegetal. E a área a ser desmatada dependerá das necessidades elétricas do terminal, que não foram reveladas por Bacci.



