Estudo revela importância da Caatinga para o sequestro de carbono

De 2015 a 2022, o bioma respondeu por quase 50% de toda captura de carbono realizada no país.
12 de setembro de 2025
caatinga
SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Apesar de ser um bioma menos “celebrado” do que a Amazônia e o Cerrado, a Caatinga é um bioma essencial para o sequestro natural de carbono. De 2015 a 2022, o bioma respondeu por quase 50% de toda captura de carbono realizada no país. A descoberta foi publicada na revista científica Science of the Total Environment.

O artigo produzido por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) investigou o impacto da remoção de carbono em todo o território brasileiro e concluiu que, apesar de ocupar apenas 10% do território nacional, a Caatinga tem papel central nesse processo.

Os cientistas utilizaram duas fontes de informação sobre emissões e remoções de gases do efeito estufa: o SEEG, produto de instituições brasileiras, e o Climate Trace, um consórcio internacional que usa imagens de satélite e inteligência artificial para monitorar emissões.

Como Folha e Jornal da UNESP explicam, o estudo contemplou a análise de dados sobre precipitação e fluorescência da clorofila (SIF, na sigla em Inglês) – um indicador direto da atividade de fotossíntese da vegetação. Quanto mais intenso, maior é o sequestro de carbono pelas plantas.

“Na Amazônia, por exemplo, constatamos que existe praticamente um platô, um nível máximo. Porém, quando analisamos as atividades fotossintéticas em relação à precipitação, na Caatinga, observamos um crescimento muito grande do SIF naqueles anos em que a chuva supera os padrões do bioma”, explica o pesquisador Luís Miguel da Costa, que conduziu a análise.

A vegetação seca predomina em grande parte do ano, mas quando as chuvas chegam, ela entra em um ciclo de crescimento acelerado, trazendo, assim, os dados apresentados pelos especialistas.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar