Pontos de recarga de VEs crescem 59% no Brasil, mas distribuição é desigual

ABVE mostra que há quase 17 mil eletropostos no país, dos quais metade está no Sudeste, onde o foco atual é na expansão da recarga rápida.
18 de setembro de 2025
pontos de recarga de ves crescem 59% no brasil, mas distribuição é desigual
Leonardo Sá /Agência Senado

A ainda pequena disponibilidade de infraestrutura para carregamento é apontada como um dos gargalos que freia o crescimento da frota de veículos elétricos no Brasil. Os dados mostram que a expansão dos pontos de recarga continua em ritmo acelerado. Mas a distribuição dessas unidades ainda é desigual, e a maior parte dela é de recarga lenta.

Dados da Tupi Mobilidade e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o país fechou agosto com 16.880 eletropostos. O número representa um crescimento de 59% sobre os pontos disponíveis em igual mês de 2024, informam Exame, Click Petróleo e Gás, Mecânica Online e Brasil 247. Na comparação com fevereiro, o aumento foi de 14%, segundo o Motor Show.

O detalhamento dos números, porém, expõe os obstáculos que ainda precisam ser superados. Dos eletropostos públicos e privados disponíveis no país, aqueles nos quais a recarga dos VEs demora de 5 a 12 horas somam 13.025 unidades, ou 77% do total. Já os que carregam em até 20 minutos representam apenas 23% (3.855).

Além disso, há uma distribuição irregular. Há pontos de recarga em 1.499 cidades brasileiras, e o Sudeste contempla quase metade dos pontos de recarga, com 7,9 mil pontos. O estado de São Paulo abriga 4.678 unidades, mas é o maior mercado de eletrificados, com a participação de 30,9% da frota que circula no Brasil.

A frota de veículos eletrificados plug-in no Brasil totalizou 302.225 unidades em agosto. Ou seja, há uma relação de quase 18 veículos por eletroposto, segundo a ABVE. Mas, para Júnior Miranda, CEO e cofundador da GreenV, empresa especializada na instalação de pontos de recarga, o Brasil deveria ter pelo menos um eletroposto para cada 10 veículos eletrificados plug-in.

A Petrobras pode assumir um papel fundamental na expansão de eletropostos em todo o país. É o que mostra o documento “A Petrobras de que precisamos”, lançado nesta semana pelo Observatório do Clima, com propostas para que a petrolífera se torne uma empresa de energia de verdade, transferindo seus investimentos em petróleo e gás para fontes renováveis e combustíveis de baixo carbono.

A petrolífera vendeu a BR Distribuidora em 2021, e sua gestão atual estuda voltar à distribuição de combustíveis. Mas, com a projeção de queda da demanda por petróleo a partir de 2030 e a crescente participação de veículos elétricos no mercado brasileiro – a ABVE prevê um novo recorde de vendas em 2025, com 200 mil unidades, segundo o News Motor –, a instalação de pontos de recarga, inclusive em regiões onde a oferta é baixa ou inexistente, é uma chance para a Petrobras voltar com força total nesse segmento, sugere o OC.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar