Desmatamento em Áreas Protegidas da Amazônia cai 50% em 2025

Número é o menor em oito anos, mas ainda abrange uma área quase três vezes o tamanho da cidade de Salvador.
1 de outubro de 2025
desmatamento Áreas protegidasamazônia 2025
SAD/Imazon

O desmatamento em Áreas Protegidas da Amazônia chegou ao menor registro em oito anos, aponta nova análise do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon. Entre janeiro e agosto de 2025, a área sob alertas de desmatamento em Terras Indígenas e Unidades de Conservação compreendeu 108 km2, o que representa uma queda de 48% em relação aos 208 km2 observados no mesmo período do ano passado. 

Nas Unidades de Conversação, a devastação foi 51% menor; já em TIs, o Imazon aponta redução de 33% no desmatamento. Apesar de ser o menor registro em oito anos, a Amazônia ainda perdeu mais de 2 mil km² de vegetação nos oito primeiros meses de 2025 – equivalente a quase três vezes a cidade de Salvador.

“O desafio agora é transformar essa diminuição em uma tendência permanente, e não em uma oscilação momentânea”, avaliou a pesquisadora do Imazon Manoela Athaíde.

Em toda a Amazônia, foram desmatados 388 km² em agosto, pontuou Míriam Leitão n’O Globo. Acre (26%), Amazonas (26%) e Pará (23%) foram os estados mais desmatados. A degradação ambiental, provocada por queimadas e pela extração de madeira, também teve queda de 81%, passando de 2.870 km² em agosto de 2024 para 559 km² em agosto de 2025. No acumulado de janeiro a agosto, a queda é de 54%. 

Apesar dos números, a área ainda é a sétima maior da série histórica e significa a degradação de 1,8 mil campos de futebol de vegetação por dia, informa 18 Horas.

R7, Pará Terra Boa e Diário do Pará também repercutiram os números do SAD/Imazon. 

  • Em tempo: Um estudo apresentado na Semana do Clima de Nova York sugere que o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), junto com o Fundo Jurisdicional REDD+ (JREDD+), pode cobrir metade dos US$ 15,8 bilhões anuais exigidos para o financiamento da proteção das florestas tropicais até 2030. Fontes do Ministério do Meio Ambiente afirmaram ao Estadão que a proposta do TFFF foi bem recebida nas discussões nos EUA.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar