
Será um ponto de virada para o sistema energético global? Pela primeira vez, a geração de eletricidade por fontes renováveis superou a geração por carvão, revela o relatório do think tank climático Ember. O mundo gerou um terço a mais de energia solar no 1º semestre de 2025 em comparação ao igual período de 2024, energia suficiente para suprir 83% do aumento global da demanda por eletricidade. A Ember analisou dados mensais de 88 países, informa a AP.
Enquanto a produção de energia eólica cresceu 7%, a geração de combustíveis fósseis caiu 0,3%, mostra a análise. A queda é pequena, mas significativa. O carvão, cuja geração caiu 0,6%, ocupou por mais de 50 anos o posto de maior fonte individual de produção de eletricidade do mundo. Ele é também um dos principais responsáveis pelas mudanças do clima, destaca a BBC.
A demanda global por eletricidade subiu 2,6% nos primeiros seis meses deste ano, segundo o documento. Os motivos para o aumento incluem o crescimento econômico, veículos elétricos e data centers, assim como o aumento populacional em países em desenvolvimento e a necessidade do condicionamento ambiental por conta das mudanças climáticas.
Uma análise sobre os principais “motores” dessa virada mostra a complexidade da transição energética. A China e a Índia foram responsáveis pelo aumento das energias renováveis, ainda que ambas estejam ampliando suas capacidades instaladas de geração por fósseis. A China, por exemplo, está expandindo seu plantel de termelétricas a carvão, mas adicionou, sozinha, mais capacidade solar e eólica que o resto do mundo combinado, contam Guardian e Business Green.
Já a Índia fez decair a dependência de carvão e gás em 3,1% e 34%, respectivamente. No entanto, a Reuters lembra que Uttar Pradesh, seu estado mais populoso, e Assam, no leste do país, não só retiraram recentemente incentivos para projetos de renováveis, como também estão buscando assinar acordos nos próximos dois meses para 7 gigawatts (GW) a carvão. O país pretende aumentar sua capacidade a carvão em 46% até 2035.
Nos Estados Unidos, a demanda por eletricidade superou o crescimento de energias renováveis, levando ao aumento de 17% na geração a carvão no primeiro semestre. Já na União Europeia, o aumento de geração a gás foi de 14%, e a carvão, de 1,1%.
Daily Mail, Recharge News e Sky News também repercutiram o relatório.



