Justiça do Pará impõe limites a preços de hospedagem durante a COP30

Marina Silva admite o problema, mas diz que o governo está dando conta da quantidade e da qualidade das acomodações.
8 de outubro de 2025
cop30 hotel
Alice Martins Morais via Climate Home

A 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas de Belém (PA) determinou que as plataformas Agoda e Booking adotem medidas para conter os preços abusivos pela hospedagem em Belém durante a COP30. A decisão acolhe um pedido de ação civil pública movida pela Defensoria Pública do Estado, Procuradoria-Geral do Pará e Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PA.

A determinação judicial obriga as plataformas a identificar anúncios que proponham valores três vezes acima da média da alta temporada dos últimos 12 meses, informa o Poder360. Os responsáveis pelos anúncios devem ser notificados e, caso não reduzam os valores, as ofertas deverão ser suspensas.

As plataformas também devem divulgar os preços médios de mercado e inserir alertas em caso de aumento expressivo em relação a períodos anteriores, de acordo com Vero Notícias e Pará Terra Boa. O descumprimento das medidas pode acarretar multa diária de até R$ 50 mil.

A ação foi apresentada depois de tentativas frustradas de solução extrajudicial. De acordo com a OAB-PA, a Defensoria Pública e o governo estadual enviaram recomendações às plataformas sobre a redução de preços. Airbnb e Expedia atenderam aos pedidos, o que não ocorreu com Agoda e Booking.

A hospedagem virou uma crise para a organização da COP30 que tirou o foco da agenda climática. De um lado, organizações da sociedade civil temem o esvaziamento do evento, ressalta na Carta Capital Amarílis Costa, diretora executiva da Rede Liberdade. Do outro, houve uma corrida para tentar garantir a participação de delegações e movimentos sociais. A CEO da COP30, Ana Toni, afirmou que a conferência será inclusiva e todas as delegações vão participar.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, admitiu que a questão logística é um problema, mas que os governos federal e do Pará estão dando conta da quantidade e qualidade das acomodações. “Estou ávida para falar de substância, porque o tempo todo a gente só fala de colchão, de beliche, de não sei o quê. É necessário, mas tudo isso é para que tenhamos uma COP para tomar decisões (sobre o clima)”, disse Marina, em fala destacada pel’O Globo

O Terra informa que, até o momento, 87 países estão confirmados para o evento, enquanto outros 86 seguem em negociação.

  • Em tempo: Um documento formulado por 50 instituições, 80 cientistas e gestores sugere a criação de uma estrutura que institucionalize a relação entre política e ciência climática. Proposto pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Finep e Academia Brasileira de Ciências (ABC), o documento aponta três prioridades: assegurar uma matriz energética limpa, zerar o desmatamento e garantir financiamento climático internacional. A declaração deve ser entregue à presidência da COP30, informam a Agência Gov e Valor.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar