COP30 tem mais de 160 delegações confirmadas, mas metade ainda não tem hospedagem garantida

Equipe técnica da ONU chega a Belém para acompanhar a etapa final da montagem das estruturas.
12 de outubro de 2025
cop30 delegações
cop30.br/Arquivo pessoal CICB

A presidência da COP30 informou na 6ª feira (10/10), exatamente um mês antes da conferência do clima, que 162 delegações já confirmaram presença no evento. Com isso, foi superado o quórum mínimo de dois terços das 195 nações signatárias da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC), informam O Globo, TV Brasil, Carta Capital e Diário do Pará.

Mas, quanto à hospedagem, os números estão muito longe das confirmações divulgadas pela organização da COP30 e pelo governador do Pará, Helder Barbalho – que, segundo O Globo, confirmou 168 delegações e 50 chefes de Estado. De acordo com a Folha e O Globo, o governo federal informou que 87 países têm reservas em Belém. O número, divulgado na 3ª feira (7/10), é o mesmo que havia sido informado em 24 de setembro. Ou seja, não houve registro de novas confirmações nas últimas duas semanas.

Uma das confirmações de presença mais recentes é a do herdeiro do trono britânico, o príncipe William. Ele anunciou sua participação na reunião de líderes mundiais representando o pai, o rei Charles III, informa a Folha. Por outro lado, o primeiro-ministro do país, Keir Starmer, ainda não confirmou sua presença e vem sendo pressionado pela sociedade civil para ir a Belém.

Símbolo da crise de hospedagem na capital paraense, o hotel que mudou seu nome para “COP30” e aumentou o valor de sua diária em 8.000% entrou “na hora da xepa”, de acordo com O Globo. O estabelecimento, que chegou a cobrar diária de R$ 5.670, na semana passada cobrava R$ 750.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), ainda há muitos hotéis com vagas abertas na cidade às vésperas da Conferência, e por isso o setor vive a “hora da xepa”. Entre os hotéis ainda disponíveis há até estabelecimentos de luxo.

O problema de Belém para sediar a conferência sempre foi a hospedagem, avalia Daniela Chiaretti no Valor. E negar essa dificuldade, como fizeram os governos federal e do Pará, não resolve o problema. “Se as dificuldades logísticas de hospedagem para a COP30 em Belém estão ou não resolvidas, a resposta virá em um mês. O que aflora, neste momento, é uma onda de resignação, do lado da demanda, e de negação do problema, pelo lado da oferta”, frisou.

Com a hospedagem cercada de dúvidas, a equipe técnica da UNFCCC desembarcou em Belém no fim da semana passada para a COP30, informa o Correio Braziliense. Composta por 25 integrantes, a equipe acompanhará a etapa final da montagem das estruturas da conferência, bem como a implementação das logísticas de segurança, saúde, mobilidade e credenciamento do evento.

Tradicionalmente, os técnicos da UNFCCC chegam ao país anfitrião da COP um mês antes da realização do evento.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar