
A presidência da COP30 informou na 6ª feira (10/10), exatamente um mês antes da conferência do clima, que 162 delegações já confirmaram presença no evento. Com isso, foi superado o quórum mínimo de dois terços das 195 nações signatárias da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC), informam O Globo, TV Brasil, Carta Capital e Diário do Pará.
Mas, quanto à hospedagem, os números estão muito longe das confirmações divulgadas pela organização da COP30 e pelo governador do Pará, Helder Barbalho – que, segundo O Globo, confirmou 168 delegações e 50 chefes de Estado. De acordo com a Folha e O Globo, o governo federal informou que 87 países têm reservas em Belém. O número, divulgado na 3ª feira (7/10), é o mesmo que havia sido informado em 24 de setembro. Ou seja, não houve registro de novas confirmações nas últimas duas semanas.
Uma das confirmações de presença mais recentes é a do herdeiro do trono britânico, o príncipe William. Ele anunciou sua participação na reunião de líderes mundiais representando o pai, o rei Charles III, informa a Folha. Por outro lado, o primeiro-ministro do país, Keir Starmer, ainda não confirmou sua presença e vem sendo pressionado pela sociedade civil para ir a Belém.
Símbolo da crise de hospedagem na capital paraense, o hotel que mudou seu nome para “COP30” e aumentou o valor de sua diária em 8.000% entrou “na hora da xepa”, de acordo com O Globo. O estabelecimento, que chegou a cobrar diária de R$ 5.670, na semana passada cobrava R$ 750.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), ainda há muitos hotéis com vagas abertas na cidade às vésperas da Conferência, e por isso o setor vive a “hora da xepa”. Entre os hotéis ainda disponíveis há até estabelecimentos de luxo.
O problema de Belém para sediar a conferência sempre foi a hospedagem, avalia Daniela Chiaretti no Valor. E negar essa dificuldade, como fizeram os governos federal e do Pará, não resolve o problema. “Se as dificuldades logísticas de hospedagem para a COP30 em Belém estão ou não resolvidas, a resposta virá em um mês. O que aflora, neste momento, é uma onda de resignação, do lado da demanda, e de negação do problema, pelo lado da oferta”, frisou.
Com a hospedagem cercada de dúvidas, a equipe técnica da UNFCCC desembarcou em Belém no fim da semana passada para a COP30, informa o Correio Braziliense. Composta por 25 integrantes, a equipe acompanhará a etapa final da montagem das estruturas da conferência, bem como a implementação das logísticas de segurança, saúde, mobilidade e credenciamento do evento.
Tradicionalmente, os técnicos da UNFCCC chegam ao país anfitrião da COP um mês antes da realização do evento.



