Furacão Melissa ameaça Jamaica com inundações “catastróficas”

Tormenta se intensificou rapidamente no fim de semana e atingiu a categoria 4, mas pode se transformar em uma tempestade ainda mais forte.
26 de outubro de 2025
furacão melissa
CIRA/NOAA

Tormenta se intensificou rapidamente no fim de semana e atingiu a categoria 4, mas pode se transformar em uma tempestade ainda mais forte.

O furacão Melissa evoluiu para a categoria 4, com ventos máximos sustentados de até 220 km/h, e deve ganhar força à medida que avança em direção à Jamaica, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês) no domingo (26/10). Ele estava a cerca de 180 km ao sul de Kingston, capital jamaicana, e deve atingir o país na noite de hoje ou na manhã desta 3ª feira (28/10), chegando ao sudeste de Cuba amanhã à noite, segundo a Reuters.

Melissa ameaça Jamaica e Cuba com inundações “catastróficas” e fatais, alerta o NHC. O órgão explicou que a tormenta se intensificou rapidamente no fim de semana antes de se estabilizar, informa a Time, mas o furacão ainda pode evoluir para a categoria 5, a pior da escala Saffir-Simpson, usada para avaliar essas tempestades.

Se de fato atingir a Jamaica com tamanha força, Melissa será o 2º furacão de categoria 4 a passar sobre terras jamaicanas desde 1850, quando se iniciaram os registros do NHC, informa o New York Times. O primeiro foi Gilbert, chamado na ilha de “Wild Gilbert”, que devastou o país há 37 anos, em 1988.

Na 6ª feira (24/10), ainda como tempestade tropical, Melissa despejou chuvas que provocaram inundações e deslizamentos de terra no Haiti e na República Dominicana, de acordo com a Bloomberg, deixando quatro mortos. Naquele momento, os ventos da tempestade estavam a cerca de 110 km/h.

Quando Melissa passou de tempestade tropical a poderoso furacão de categoria 4 no fim de semana, tornou-se o quarto dos cinco furacões do Atlântico deste ano a passar pelo que os especialistas em furacões chamam de “intensificação rápida”, explica o New York Times. A velocidade dos ventos de Melissa dobrou em menos de um dia e pode aumentar ainda mais.

  • Em tempo: Uma tempestade de intensidade extraordinária despejou mais de 115 milímetros de chuva em apenas duas horas em Buenos Aires, provocando enormes inundações que transformaram avenidas e ruas em verdadeiros rios, informam Meteored, CNN e InfoMoney. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina confirmou que o acumulado em 24 horas chegou a 123 mm, quase o que era esperado para todo o mês de outubro. Foi a segunda chuva mais forte em um dia de outubro em 119 anos na capital argentina.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar