Exxon processa Califórnia por novas leis “verdes”

Petroleira acusa o Estado de "estigmatizá-la" e afirma que a divulgação voluntária dos dados ambientais já é suficiente.
28 de outubro de 2025
exxon processa califórnia por novas leis “verdes”

Para a ExxonMobil, as novas leis climáticas do estado da Califórnia rompem com sua “liberdade de expressão” e querem “estigmatizá-la” perante a sociedade. É o que a petrolífera argumenta na ação judicial que move para tentar barrar as leis “Senate Bills 253 e 261”, que obrigam grandes empresas a divulgar publicamente suas emissões de gases de efeito estufa e os riscos financeiros associados à crise climática.

A SB 253 determina que empresas com receita anual acima de US$ 1 bilhão com atuação no estado publiquem, a partir de 2026, relatórios de emissões da sua cadeia produtiva. Isso significa também contabilizar as emissões indiretas, geradas por fornecedores e consumidores. É aí que o calo aperta, lembra o New York Times: os transportes, que usam os combustíveis fósseis produzidos pela Exxon, são um dos principais emissores de GEEs do estado, senão os maiores.

Já pela SB 261, as empresas com receita acima de US$ 500 milhões por ano devem entregar análises dos riscos financeiros relacionados ao clima e suas estratégias de mitigação, detalha o Um Só Planeta. A Exxon argumenta que essa lei conflita com normas federais já existentes sobre o que companhias de capital aberto devem divulgar a investidores e afirma que já divulga voluntariamente seus dados ambientais.

Não é o primeiro embate da petrolífera com a Califórnia, que é líder em regulação ambiental nos EUA. Em setembro de 2024, o estado processou a Exxon por promover, nos últimos 50 anos, uma campanha de desinformação sobre a reciclagem de plásticos.

Em retorno, a empresa contra-atacou, alegando que o procurador-geral da Califórnia e organizações sem fins lucrativos a acusaram a fim de destruir o seu negócio de reciclagem, conta o New York Times.

As ofensivas acontecem em um contexto de crescimento do número de ações de litigância climática em todo o mundo. A resposta da Exxon evidencia o contragosto histórico do setor petrolífero a políticas de transparência e accountability.O processo também foi notícia na Reuters, Bloomberg e LA Times.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar