PF mira financiadores de garimpo ilegal em Terras Indígenas em MT e PA

Agentes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão na 2ª fase da Operação Kuri.
31 de outubro de 2025
pf garimpo ilegal
Divulgação

A Política Federal realizou ontem (30/10) as operações Kuri II e Aurum Sordidos contra o garimpo ilegal nos rios São Benedito e Teles Pires, que cortam as Terras Indígenas Kayabi e Munduruku, em Mato Grosso.

As equipes da PF cumpriram 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Alta Floresta, Matupá, Peixoto de Azevedo, Sinop e Tangará da Serra, no norte de Mato Grosso, e Itaituba e Novo Progresso, no Pará. Também foram executadas medidas de sequestro de bens ligados aos investigados.

Segundo o g1, a operação é um desdobramento da Operação Kuri, realizada em abril, quando agentes destruíram 17 balsas utilizadas pelo garimpo ilegal e apreenderam 2.000 litros de combustível. O garimpo causou graves danos ambientais e impactos diretos sobre a Terra Indígena Kayabi.

Com base nos dados colhidos, os investigadores apontaram a existência de uma rede criminosa estruturada, formada por financiadores e comerciantes de ouro envolvidos na atividade ilegal.

Midia News, Folha Max e Amazonas Atual também noticiaram as operações contra o garimpo ilegal.

  • Em tempo: O que vem depois da desintrução de uma Terra Indígena? A Agência Pública traz o caso da TI Munduruku, no qual o governo federal terminou mais uma etapa de retirada de invasores. No entanto, sem estabelecer mecanismos permanentes de atuação do Estado, um dos riscos possíveis é o de aumento das invasões e da insegurança para os Povos Indígenas. “A manutenção do diálogo é um desafio”, admitiu, sob reserva, uma fonte do governo federal consultada pela Pública.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar