Lula vai priorizar TFFF e transição energética na cúpula de líderes da COP30

Evento precede COP30 e reúne 143 delegações com 57 chefes de Estado ou governo para abrir as negociações da conferência.
2 de novembro de 2025
lula vai priorizar tfff e transição energética na cúpula de líderes da cop30
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

No “esquenta” da COP30, Belém recebe nas 5ª e 6ª feiras (6 e 7/11) a Cúpula de Líderes. Apesar do Itamaraty não ter divulgado a lista dos chefes de Estado confirmados, sabe-se que serão 57, junto de 143 delegações. Representantes da Argentina e dos Estados Unidos não devem comparecer.

Segundo a Folha, ao menos três chefes de Estado ou de governo do G20 – responsável por 80% das emissões de gases de efeito estufa do planeta – devem comparecer. São eles Friedrich Merz (Alemanha), Emmanuel Macron (França) e Keir Starmer (Reino Unido).

A presença de Anthony Albaneses (Austrália) ainda é incerta. Também estarão presentes os presidentes do Conselho Europeu, António Costa; da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; e da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf. Os EUA devem enviar uma delegação de baixo nível, de diplomatas que já servem na embaixada do país em Brasília, detalha O Globo.

Na cúpula, o presidente Lula terá uma agenda focada no balanço dos dez anos do Acordo de Paris, Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), transição energética, financiamento e oceanos, informam Folha e IstoÉ Dinheiro. A cúpula terá plenária aberta para que cada país faça sua declaração até a 6ª feira.

Na 5ª feira, Lula deve participar de reuniões bilaterais com representantes de outros países e também promoverá um almoço onde tentará mobilizar mais países a investirem no TFFF. O presidente conduzirá mais três sessões temáticas, sendo uma ainda no dia 6 sobre Florestas e Oceanos. No dia 7, pela manhã, o tema será transição energética e, à tarde, o encontro tratará dos 10 anos do Acordo de Paris, das metas climáticas (NDCs) e do financiamento. Cada um dos eventos deve contar com cerca de 40 países, ainda que a lista de participantes não tenha sido divulgada, informam Agência Brasil e Valor.

“O que a gente espera é que a cúpula possa dar o termo de referência para os negociadores. Que os chefes de Estado cheguem com uma mensagem que seja metabolizada por aqueles que ficarão durante o período da própria COP”, disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva ao Estadão.

A ausência de Argentina e EUA na cúpula de líderes foi noticiada também por Exame e Carta Capital.

  • Em tempo 1: Lula refutou a possível falta de estrutura de Belém para receber a COP30 e afirmou que problemas operacionais na capital paraense foram atenuados. A cidade deve receber mais de 40 mil pessoas durante o evento. O presidente, que chegou a Belém no sábado (1/11), também disse que o investimento em bioeconomia é a principal ferramenta para evitar o desmatamento da Floresta Amazônica, informam Estadão, Isto É Dinheiro, Agência Brasil e Globo.

  • Em tempo 2: Discursos contra o garimpo ilegal, o desmatamento e a exploração de petróleo na Foz do Amazonas marcaram o “Global Citizen Festival: Amazônia”, que reuniu cerca de 50 mil pessoas no estádio do Mangueirão, em Belém, conta o g1. A primeira edição do festival na América Latina contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva e das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar