Governo federal, C40 e pacto global de prefeitos anunciam “mutirão” para soluções climáticas urbanas

Esforço mira em oportunidades de colaboração e investimento de governos locais para implementar projetos em 50 cidades brasileiras até 2027.
6 de novembro de 2025
governo federal, c40 e pacto global de prefeitos anunciam “mutirão” para soluções climáticas urbanas
Prefeitura de São Paulo

O governo federal, a Bloomberg Philanthropies, a coalizão C40 e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) anunciaram no último dia do Fórum de Líderes Locais, que integra a agenda oficial da COP30, um “mutirão” para soluções climáticas urbanas. O objetivo é apoiar a implementação de projetos climáticos em 50 cidades brasileiras até 2027, que serão selecionadas nos próximos meses, detalha o Valor.

Segundo a C40, que reúne prefeitos de quase 100 cidades para a discussão de iniciativas verdes, o “mutirão” focará em projetos locais de transporte sustentável e gestão de resíduos com baixas emissões de metano alinhados a programas e apoios do governo federal. A iniciativa reforça a premissa de que as cidades são as primeiras a sentirem os efeitos das mudanças climáticas e precisam estar na frente e no centro do debate sobre mitigação e adaptação.

Dez cidades da Amazônia também receberão apoio direto para o desenvolvimento de planos de ação voltados às necessidades urgentes das comunidades. A iniciativa será coordenada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

No fórum de líderes, mais de 100 prefeitos brasileiros divulgaram uma carta com propostas para combater as mudanças climáticas a ser apresentada na COP30. O documento pede a criação de um mecanismo de acesso direto a fundos climáticos internacionais, informa o Valor.

Adalberto Maluf, diretor de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ressalta o programa Cidades Verdes Resilientes do governo federal, que tem buscado colocar cidades no centro da agenda climática. Segundo ele, o MMA quer corrigir a lacuna de políticas urbanas no combate às mudanças climáticas.

Um dos destaques da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, realizada simultaneamente ao fórum de líderes locais, foi a delegação de prefeitos dos Estados Unidos — uma das maiores presentes — que fizeram frente às políticas do governo do negacionista Donald Trump. O presidente, aliás, foi lembrado em fala do prefeito de Londres, Sadiq Khan, que disse que Trump é o principal destruidor do clima do planeta.

Outro destaque do evento foi a premiação de projetos e iniciativas de combate às mudanças climáticas. O g1 conta que 26 foram selecionadas, sendo 12 do Brasil. São Paulo ganhou na categoria “transporte limpo e confiável” – a cidade tem quase 1.000 ônibus elétricos na frota de coletivos. Já o Rio de Janeiro venceu em “infraestruturas seguras para um mundo em transformação” com o protocolo criado pela prefeitura de alertas e ações para ondas de calor extremo.

  • Em tempo: A Plataforma Cipó, o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Centro Brasil no Clima (CBC) lançaram na 3ª feira (4/11) o Banco de Soluções Climáticas Subnacionais. A iniciativa reúne 55 ações com foco na redução de emissões, adaptação e desenvolvimento sustentável implementadas no Brasil. A plataforma está estruturada em torno dos seis eixos temáticos da Agenda de Ação da COP30: Energia, Indústria e Transporte; Florestas, Oceanos e Biodiversidade; Agricultura e Sistemas Alimentares; Cidades, Infraestrutura e Água; Desenvolvimento Humano e Social; e Catalisadores e Aceleradores. O banco permite que o público explore projetos e programas de todo o país por estado, eixo temático ou tipo de ação, detalha o Valor.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar