
Não são apenas as negociações da COP30 que entraram na reta final nesta semana. O mesmo vale para a definição do país que sediará a conferência do clima em 2026. Se a Etiópia já foi confirmada como sede da COP em 2027, Austrália e Turquia ainda não chegaram a um acordo sobre a COP31.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, afirmou na 2ª feira (17/11) que seu país não co-organizará a cúpula climática com a Turquia, informa a Reuters. “Não, não seremos coanfitriões porque a coanfitriã não está prevista nas regras da UNFCCC (Convenção do Clima da ONU)”, disse Albanese em uma coletiva de imprensa em Melbourne. “Portanto, essa não é uma opção, e as pessoas estão cientes de que não é uma opção, e é por isso que foi descartada.”
A Turquia tem acusado a Austrália de romper um acordo para que os dois países compartilhassem a COP31, segundo a Folha. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores turco, em um encontro fechado em Nova York, em paralelo à Assembleia-Geral da ONU, em setembro, ambos teriam concordado com um formato de copresidência para a cúpula.
Segundo os turcos, um “diálogo construtivo” sobre o tema tinha sido estabelecido na época, com os dois lados indicando concordar com uma presidência conjunta e em compartilhar as reuniões entre autoridades. A cidade que sediaria o evento não foi definida na ocasião.
A Austrália e a Turquia apresentaram candidaturas em 2022 para sediar a COP31, mas nenhuma delas desistiu. As mensagens trocadas nas últimas semanas entre Albanese e o presidente turco Tayyip Erdogan não resolveram a situação e parecem ter consolidado posições.
As regras da ONU exigem unanimidade entre os 28 membros do bloco “Europa Ocidental e Outros”, o que inclui a Austrália e a Turquia, e que será o anfitrião da COP31. Caso os países não cheguem a um acordo, a responsabilidade de sediar a conferência de 2026 recairá sobre Bonn, na Alemanha, cidade que abriga a sede da ONU para o clima. Mas autoridades alemãs afirmaram que não desejam sediar o evento.Poder 360, Ansa Brasil e Folha PE também repercutiram o novo round da disputa entre Austrália e Turquia pela COP31.



