Turquia sediará a COP31, e Austrália receberá encontros preparatórios

Além da divisão dos eventos, acordo inédito deu chefia das negociações aos australianos, enquanto o posto da presidência será dos turcos.
20 de novembro de 2025
turquia cop31 austrália
Imad Alassiry/Unsplash

O governo da Austrália informou no final da tarde de 4ª feira (19/11) que o país não sediará a COP31, no próximo ano, segundo a Sky News. Assim, a próxima conferência do clima acontecerá na Turquia. Mas os países chegaram a um acordo inédito, dividindo responsabilidades da conferência.

Uma fonte ligada às negociações disse à Folha que a Cúpula de Líderes e as negociações da COP31 serão na Turquia, enquanto os eventos pré-COP vão ocorrer no Pacífico. A chefia das negociações, por sua vez, ficará com os australianos, enquanto o posto da presidência ficará com os turcos. Como isso se dará na prática, é difícil saber, já que algo do gênero nunca aconteceu.

“É um pacote”, disse o secretário alemão do Ministério do Meio Ambiente, Jochen Flasbarth, confirmando a configuração da parceria, que avaliou como boa para o multilateralismo. “É algo extraordinário que dois países, de lados muito diferentes do planeta, mas membros do mesmo grupo [regional], tenham chegado a um acordo inovador”, afirmou.

Na 3ª feira, o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, disse que não bloquearia a Turquia como sede do evento. E sugeriu que seu país poderia desistir de sua aspiração para resolver a disputa, segundo Reuters, Folha, Poder 360 e Terra.

Albanese afirmou que havia “considerável preocupação” de diversos países, incluindo nações do Pacífico, de que a falta de consenso pudesse comprometer os esforços para formar uma frente diplomática unida para agir sobre as mudanças climáticas. A Austrália queria organizar a conferência com seus vizinhos insulares, que estão entre as nações do planeta mais ameaçadas pela crise climática. Por isso, Albanese afirmou que, mesmo que o país desistisse, buscaria formas de manter a situação das ilhas do Pacífico na agenda – o que, pelo arranjo, aparentemente foi garantido.

Pelas regras da ONU, o bloco de 28 membros “Grupo da Europa Ocidental e Outros”, que inclui Austrália e Turquia e sediará a COP31, deveria decidir por unanimidade. O consenso precisava ser alcançado na COP30, em Belém.

Os dois países se candidataram a sediar a COP31 em 2022. A Austrália rejeitou uma oferta turca de compartilhar a presidência da conferência, alegando ser inviável dividir funções complexas entre dois países tão distantes.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar