Ministério da Saúde investirá quase R$ 10 bi em adaptação climática do SUS

Iniciativas integram o AdaptaSUS, apresentado durante a COP30 com estratégias que preparam a rede para enfrentar impactos da crise climática.
1 de dezembro de 2025
ministério da saúde adaptação climática sus
Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou no domingo (30/11) um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação climática no Sistema Único de Saúde (SUS). O valor inclui a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

As iniciativas integram o AdaptaSUS, plano apresentado durante a COP30 com estratégias que preparam a rede para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, informa a Agência Brasil. Feito em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o plano ainda prevê a reorganização da rotina das unidades de saúde, como novos horários de atendimento e escalas de descanso, bem como protocolos clínicos para ajustar doses de medicamentos por conta do calor extremo, entre outras medidas.

No 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), onde anunciou o investimento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que a crise climática é também um problema de saúde pública. E destacou que, em todo mundo, um em cada 12 hospitais paralisa suas atividades por causa de eventos climáticos extremos.

O ministro também lançou o Guia Nacional de Unidades de Saúde Resilientes, que orienta sobre a construção e a adaptação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais, de forma que as estruturas possam resistir a eventos climáticos. O documento passa a integrar projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), com diretrizes sobre estruturas reforçadas, autonomia de energia e água, inteligência predial e padrões de segurança.

Também foi instalado um grupo técnico responsável por detalhar as diretrizes de resiliência. O GT é formado por especialistas do próprio ministério, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (AVISA), da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e de conselhos de saúde.

Exame e IstoÉ Dinheiro também noticiaram o investimento em adaptação climática do SUS.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar