MapBiomas: quase 10% dos processos para mineração no Brasil apresentam inconsistências

Foram registrados sinais de mineração com permissão inapropriada e em áreas restritas como Terras Indígenas e Unidades de Conservação.
3 de dezembro de 2025
mapbiomas mineração brasil inconsistências
José Cruz/Agencia Brasil

Quase um décimo (8,8%) dos 257.591 processos mineratórios ativos no Brasil apresenta sinal de inconsistência, segundo dados da nova plataforma do MapBiomas. O levantamento agrupa informações processuais da Agência Nacional de Mineração (ANM), de 1934 até 2025. 

Segundo a plataforma Monitor da Mineração, 11.394 processos (4,4% do total) apresentam sinais de mineração com permissão inapropriada, que ocorre quando há detecção de atividades de mineração dentro de uma poligonal no processo minerário, mas a fase do processo não corresponde a nenhum dos regimes adequados (Concessão de Lavra, Registro de Extração, Licenciamento, Permissão de Lavra Garimpeira ou Autorização de Pesquisa com Guia de Utilização válida).

Outros 10.620 processos (4,1%) estão em áreas restritas, como Terras Indígenas, Unidades de Conservação de Proteção Integral, Reservas Extrativistas (RESEX) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Dados ainda mostram 654 processos (0,3%) que combinam as duas irregularidades, destaca O Globo

O Monitor da Mineração permite a geração de um laudo por processo, com oito indicadores que incluem dados-resumo de cruzamento de dados, imagens de satélite, com mosaicos anuais e fontes dos dados.

“Com mais clareza e acessibilidade, todos conseguem identificar irregularidades mais rapidamente, acompanhar a evolução dos processos e atuar de forma mais eficiente no enfrentamento de práticas ilegais no setor mineral”, conclui o coordenador da equipe Mineração do MapBiomas, César Diniz na Agência Brasil.

O levantamento também mostra que 60 mil hectares de área utilizada pelo setor, detectados na pesquisa via imagens de satélites, estão fora do Sistema de Informações Geográficas da Mineração (Sigmine), o que indica que operam à revelia da ANM.

Outro ponto em destaque é o acesso a informações sobre o recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) –  valor pago aos municípios, estados e à União para compensar os impactos da atividade nos territórios. Nos casos em que há obrigatoriedade do tributo, 26.622 (56%) não efetuaram o pagamento, informa o Colabora.  

A plataforma do MapBiomas mostra que 41% dos processos de mineração são de autorização de pesquisa – o tipo mais frequente em Minas Gerais (44%) e na Bahia (70%). Já no Pará, o processo mais comum é o requerimento de lavra garimpeira (39%).

O estado também possui a maior proporção de processos minerários com transbordo de lavra: 1.162 casos (5%), com poligonais de processos que apresentam sinais de extração minerária além dos seus limites.

  • Em tempo: A mineradora Vale prevê o desembolso de R$ 43 bilhões nos próximos cinco anos para compensações financeiras relacionadas a Mariana e Brumadinho e com a descaracterização de barragens de rejeitos. O valor inclui gastos relacionados ao processo na justiça do Reino Unido, no qual a BHP foi condenada pelo rompimento da barragem da Samarco em 2015.  O Capital Reset dá detalhes.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar