Governo regulamenta comitê técnico do mercado brasileiro de carbono

Novo colegiado tem como objetivo apresentar subsídios e recomendações para aprimorar o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões.
10 de dezembro de 2025
mercado de carbono despacho
Bruno Cecim/ Agência Pará

O governo publicou na 2ª feira (8/12) um decreto regulamentando o Comitê Técnico Consultivo Permanente (CTCP) do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). O órgão será responsável por discutir a implementação do mercado regulado de carbono no Brasil e oferecer subsídios técnicos para aprimorar as regras que nortearão o setor.

O novo colegiado será presidido pelo Ministério da Fazenda. Seus subsídios e recomendações para aprimorar o SBCE incluem critérios para credenciamento de metodologias para geração de Certificados de Redução ou Remoção Verificada de Emissões (CRVEs); critérios para a elaboração da proposta de Plano Nacional de Alocação; e subsídios para o plano anual de aplicação dos recursos oriundos da arrecadação do SBCE, informam Um só planeta, Pará Terra Boa, Times Brasil e eixos.

O CTCP será composto por representantes da União, dos estados, do Distrito Federal, de entidades setoriais representativas dos operadores, da Academia e da sociedade civil. Alguns deles serão indicados por câmaras do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM). Outros serão escolhidos por processo seletivo público, em edital a ser elaborado e publicado pela Fazenda.

O comitê contará ainda com a participação da Advocacia-Geral da União e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Entre os ministérios, além da Fazenda, participarão a Casa Civil e as pastas de Agricultura e Pecuária; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Meio Ambiente; Minas e Energia; Portos e Aeroportos; Povos Indígenas; Relações Exteriores; e Transportes.

O colegiado terá também uma Câmara de Assuntos Regulatórios, composta por entidades representativas dos setores regulados, que será formalmente ouvida antes da edição de normas sobre diversos tópicos. Exemplos disso são a definição das atividades e das fontes reguladas no âmbito do SBCE e a elaboração da proposta de Plano Nacional de Alocação.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar