Caos em SP é nova prova para urgência da adaptação climática das cidades

Prefeitura não possui plano específico para lidar com blecautes provocados por eventos extremos, tampouco modernizar a rede elétrica.
15 de dezembro de 2025
caos em são paulo
Rovena Rosa/Agência Brasil

A antiga “Cidade da Garoa” agora é a “Cidade das Tempestades”. Tempestades com chuvas e ventos fortes têm impactado a infraestrutura de São Paulo anualmente. Dessa vez, as rajadas de vento recordes atingiram 100 km/h e deixaram um quarto da cidade sem luz.

Os ventos do ciclone extratropical atingiram a região Sudeste no meio da semana. Na 5ª feira (11/12), o caos já estava instalado: mais de 2 milhões de imóveis sem luz, mais de 1.600 chamadas ao Corpo de Bombeiros por quedas de árvores, dezenas de voos cancelados, ao menos R$ 1,53 bilhão perdidos pelo comércio, segundo informa a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FECOEMÉRCIOSP). A falta de energia também afetou o fornecimento de água em muitas residências.

Miriam Leitão afirma, n’O Globo, que este não foi um evento isolado. A crescente vulnerabilidade das cidades às mudanças climáticas exige maior preparação dos governos. No entanto, o Plano de Ação Climática (PlanClima) de São Paulo, criado em 2021 e atualizado anualmente, não possui nenhuma diretriz sobre como a cidade deve responder a apagões decorrentes de temporais, vendavais ou ondas de calor.

Como o Um Só Planeta mostra, o documento menciona ações de aprimoramento dos alertas de tempestades e de revisão dos protocolos de mobilidade, mas não cita impactos na infraestrutura. Já um relatório recente da Secretaria-Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) lista 11 ações na categoria “adaptar a cidade de hoje para o amanhã”. Nenhuma ligada à proteção ou modernização da rede elétrica.

Em resposta, a SECLIMA afirmou que o PlanClima está em fase de revisão e que, apesar de ser muito caro enterrar os fios, está discutindo como melhorar a infraestrutura de distribuição de energia da cidade.

“É essencial que gestores públicos ouçam os especialistas — há muitos bastante qualificados no Brasil — e sigam suas recomendações. Só assim poderemos prevenir novas tragédias por meio de um planejamento urbano mais eficiente, com planos de resposta rápidos a eventos extremos e, principalmente, políticas que reduzam riscos”, afirma Miriam.

Desastres climáticos causados por ciclones, frentes frias e ondas de frio no Brasil aumentaram em 19 vezes nas últimas três décadas, segundo estudo da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica divulgado durante a COP30.

“A superfície do mar mais quente, em um estado que chamamos de oceano febril, libera mais calor e umidade, alimentando e intensificando esses sistemas e provocando ventos e chuvas cada vez mais fortes”, explicou Ronaldo Christofoletti, professor do Instituto do Mar da UNIFESP e integrante da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

De acordo com  Alexandre Nascimento, diretor da Nottus Meteorologia, o ciclone que atingiu São Paulo foi previsto com três a quatro dias de antecedência não só pela sua empresa, mas também pelo CEMADEN. Em entrevista à CNN Brasil, o especialista ressaltou que o desafio está em “primeiro acreditar e, segundo, criar processos para tentar antecipar ou melhorar essa condição”.

Na 6ª feira (12/12), a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre a possibilidade de tempestade em todo o estado até 3ª feira (16/12), com previsão de chuva forte, ventos intensos e granizo. O sistema que trouxe as ventanias para a região deve avançar lentamente para o Rio de Janeiro a partir de hoje (15/12), mas mantém chuva na região leste do estado, informa a Folha.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar