Energia solar e bioenergia puxam crescimento de empregos verdes no Brasil

O país está entre os líderes globais, com 1,3 milhão de vagas; a energia solar teve um recorde histórico em capacidade instalada.
15 de janeiro de 2026
energia solar bioenergia crescimento empregos verdes brasil
Montagem Jornal da USP (imagens Pixabay e Freepik)

Em 2024, o mercado mundial de energias renováveis chegou a 16,6 milhões de empregos diretos e indiretos, mantendo uma trajetória consistente de crescimento, segundo um novo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).

No mundo, a energia solar foi a que mais criou postos de emprego, com cerca de 7,2 milhões, seguida do biocombustível, com 2,6 milhões, da energia hidráulica, com 2,3 milhões, da eólica, com 1,9 milhões e da biomassa, com 734 mil. No mercado brasileiro, a energia solar e a bioenergia se destacaram, levando o país a ocupar a terceira posição no ranking global, com 1,3 milhão de vagas de emprego no segmento, informam Canal Energia e Portal Solar.

Além de ter sido o terceiro país a abrir mais postos de emprego no setor fotovoltaico, o Brasil instalou, em 2024, cerca de 15,2 gigawatts de nova capacidade, um recorde histórico. Quase dois terços do volume estão concentrados na geração distribuída e, de acordo com a Irena, metade das novas instalações ocorreu no segmento residencial, o mais intensivo em mão de obra.

O país ainda depende fortemente de importações de equipamentos para o setor. Em 2024, o Brasil importou o equivalente a 22,3 gigawatts em módulos solares, valor 25% superior ao de 2023. Como medida para estimular a indústria local, o governo passou a cobrar uma tarifa de 25% sobre módulos importados. Atualmente, são 153 fabricantes nacionais de kits fotovoltaicos e apenas sete produzem módulos, além de sete fabricantes de inversores e 18 de trackers.

Já a bioenergia é o maior empregador do país no segmento, o que também coloca o Brasil em segundo lugar no ranking mundial, perdendo apenas para a China. O país asiático não só é o maior implantador de capacidade de geração renovável no mundo, mas também é líder na fabricação de equipamentos, destaca o PV Magazine. Em 2024, a China foi responsável pela criação de 7,3 milhões de empregos em energias renováveis, 44% do total mundial, ressalta o Megawhat.

“Os governos devem colocar as pessoas no centro de seus objetivos energéticos e climáticos por meio de políticas comerciais e industriais que impulsionem investimentos, desenvolvam capacidade nacional e formem mão de obra qualificada ao longo da cadeia de suprimentos”, comentou o diretor-geral da Irena, Francesco La Camera.

  • Em tempo 1: Poucos meses antes de leilões de energia que devem movimentar mais de R$ 130 bilhões, empresas de geração, transmissão e armazenamento de energia estão se movimentando em parcerias e investimentos bilionários para garantir espaço nos certames, conta o Valor. A rodada inclui dois leilões de segurança energética (Reserva de Capacidade - LRCap), que marcam a recontratação de térmicas e o aumento de capacidade de hidrelétricas; o primeiro certame federal de baterias, que inaugura uma fase inédita no setor elétrico; e dois leilões de transmissão.

  • Em tempo 2: O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU) pediu nesta 5ª feira (15/1) que a corte avalie o contrato entre o governo federal e a usina Jorge Lacerda, de propriedade de Pedro Grünauer Kassab, sobrinho de Gilberto Kassab, o presidente do PSD. O contrato foi firmado a um preço 62% acima da média de outras usinas a carvão. Kassab é aliado político do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.No documento, o subprocurador-geral, Lucas Rocha Furtado, também chama atenção para o fato da área técnica ter pedido que os dados da Diamante fossem verificados por uma empresa independente, "já que, inacreditavelmente, não tinha expertise para tanto", e ter acabado aceitando os dados sem verificações precisas. A Folha traz mais informações.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar