Investidores ativistas pressionam BP e Shell contra desmonte de projetos de energia renovável

Petroleiras vêm se desfazendo de ativos e negócios de energia renovável em prol de mais dinheiro para exploração de combustíveis fósseis.
15 de janeiro de 2026
(Andreas Gücklhorn/Unsplash)

O grupo de investidores-ativistas Follow This se uniu a outros 20 investidores para apresentar resoluções solicitando explicações às petroleiras BP e Shell sobre o recuo recente em seus negócios de energia renovável. Eles querem saber como a direção dessas empresas pretende gerar valor caso a demanda global por petróleo e gás diminua, conforme projetado por especialistas do setor.

A iniciativa representa uma mudança de estratégia para esses investidores-ativistas. Na última década, com a assinatura do Acordo de Paris em 2015, esses grupos atuaram para forçar as empresas de combustíveis fósseis a alinhar seus modelos de negócio às metas globais de descarbonização e ao objetivo de conter o aquecimento global em 1,5oC neste século. No entanto, após a invasão russa da Ucrânia, a elevação dos preços dos combustíveis fósseis resultou em lucros históricos para o setor, o que motivou um movimento recente para ampliar os investimentos em energia suja, ao invés de diminuí-los.

Agora, como pontuou a CNBC, a estratégia passará a se basear nos riscos financeiros associados à queda na demanda por petróleo e gás. As propostas de resolução para as Assembleias Gerais Ordinárias (AGM, em Inglês) da BP e da Shell solicitam que as empresas divulguem como planejam continuar a gerar valor para seus investidores nesse cenário de menor consumo de energia fóssil.

“Todo investidor em sã consciência sabe – até mesmo a BlackRock – que as mudanças climáticas estão ameaçando todo o seu portfólio. Todos sabem disso, mas não se atrevem a agir”, afirmou Mark van Baal, fundador da Follow This. “Se quisermos aumentar a pressão sobre as companhias petrolíferas para que mudem, precisamos aumentar o número de votos e incluir um novo ponto de discussão no debate”. A Reuters também repercutiu essa notícia.Enquanto isso, a direção da BP segue desmontando seus negócios de energia renovável. Nesta semana, a empresa britânica anunciou que espera reduzir o valor de suas operações de energia renovável em até US$ 5 bilhões. Como o Guardian informou, a BP vem tentando vender sua participação no negócio de energia solar Lightsource e cancelou projetos de hidrogênio verde no Reino Unido, em Omã e na Austrália. A informação também foi destacada pelo Financial Times e pela Reuters.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar