Chuvas extremas afetam mais de 500.000 pessoas em Moçambique

A situação se agrava com o início da temporada anual de ciclones no país, aumentando os temores de uma dupla crise.
20 de janeiro de 2026
chuvas extremas moçambique
UNICEF/Guy Taylor

Chuvas intensas nas primeiras semanas de janeiro causaram caos em Moçambique. Segundo autoridades locais, cerca de 40% da província de Gaza estava submersa devido às tempestades em partes do Sul da África. Enchentes destruíram casas, centros de saúde, estradas e deixaram famílias sem acesso à água potável, cuidados médicos, nutrição e educação. Devido à crise no país, o presidente Daniel Chapo cancelou sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Inocencio Impissa, ministro e porta-voz do governo moçambicano, afirmou que quase 600 mil pessoas foram afetadas em Gaza e na província vizinha de Maputo, informam a AP e a Reuters. A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), que está auxiliando nos esforços de socorro, disse que as inundações destruíram mais de 72 mil casas e levaram cerca de 327 mil pessoas a 62 abrigos temporários.

Na capital de Gaza, Xai-Xai, autoridades estão pedindo a evacuação de todos os habitantes das zonas baixas. Isso porque as ruas da cidade continuam sendo invadidas pelo rio Limpopo, detalha a DW.

As fortes chuvas, que já deixaram mais de 100 mortos em Moçambique, na África do Sul e no Zimbábue, devem continuar. Os temores aumentam com a chegada da temporada anual de ciclones em Moçambique, que pode gerar uma dupla crise.

A UNICEF alerta para a rápida contaminação da água, que pode gerar surtos de doenças e aumentar a desnutrição de crianças no país. Quase quatro em cada dez crianças moçambicanas vivem com desnutrição crônica, explica The Voice of Africa.

Moçambique tem sofrido com ciclones devastadores e com uma seca severa nos últimos anos. O custo de recuperação ainda é incerto. Na vizinha África do Sul, o governador de uma das províncias do país afetadas pelas chuvas disse que os danos podem chegar a US$ 250 milhões.

Independent Online, All Africa e Africa News também repercutiram os impactos das fortes chuvas em Moçambique.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar