MPF pede ação da Força Nacional após aumento da violência em TI no Maranhão

Relatos recentes apontam para o agravamento de conflitos, impulsionados pela extração ilegal de madeira no território.
26 de janeiro de 2026
mpf força nacional violência ti maranhão
MJSP

O governo do Maranhão acolheu recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para avaliar o envio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) à Terra Indígena (TI) Governador, em Amarante, a cerca de 650 km da capital, São Luís. A ação tem como objetivo garantir a segurança das comunidades locais diante do agravamento dos conflitos entre indígenas e madeireiros.

A recomendação do MPF foi enviada ao governo do estado, à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, à coordenação regional da FUNAI e aos secretários executivos dos Ministérios dos Povos Indígenas (MPI), Eloy Terena, e da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, informa o g1.

Segundo o documento do MPF, houve casos de ameaças diretas a indígenas, ataques com armas de fogo, vigilância e agressão física grave registradas em 2025. Entre os casos registrados, há um homicídio ocorrido no dia 15 de julho. A situação tem causado muita tensão entre residentes da área, relatam a Agência Cenarium e a Revista Cenarium.

A TI Governador possui 42 mil hectares e abriga cerca de 1.500 indígenas dos Povos Guajajara e Gavião. A região de Amarante, marcada por conflitos, é um dos principais polos madeireiros da região, destaca o Imirante.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar