A inconsistência do governo ao invocar a soberania

4 de outubro de 2019

A Deutsche Welle conversou com especialistas em legislação internacional para esclarecer se existe alguma ameaça à soberania brasileira sobre a Amazônia no mundo dos tratados internacionais.

Eduardo Viola, professor titular de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), foi categórico: “Eu não vejo a menor chance num futuro previsível de que alguma proposta de internacionalização da Amazônia tenha a chance de ser viável”.

Sylvia Steiner, juíza brasileira que já atuou no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, corrobora dizendo que “qualquer hipótese de intervenção sem a devida autorização dos órgãos competentes, em especial, o Conselho de Segurança das Nações

Unidas, é crime de agressão. Em teoria, conferir um status internacional não significa autorizar que outro país intervenha na soberania nacional. Isso não existe”.

O país, no entanto, assinou tratados e é membro de organizações multilaterais que impõe obrigações como a de zelar pelo meio ambiente e, especificamente, combater o desmatamento. Mas, quando as há, as penalidade são somente advertências e, no limite, a expulsão dessas organizações. O território nacional não é ameaçado em nenhuma situação.

 

ClimaInfo, 04 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar