Queimar gás natural em flares aumenta o aquecimento global e é 100% inútil

17 de outubro de 2019

Uma quantidade astronômica de gás natural é queimada diariamente pelas petroleiras a troco de nada. Acontece que, em muitos lugares, o gás é extraído junto com o petróleo e não há infraestrutura para tratar e transportar o gás. Em alguns casos, ele é bombeado de volta para dentro do poço para ajudar a extrair mais petróleo. Mas muitas vezes ele é simplesmente queimado, emitindo muito CO2.

No mês passado, as grandes petroleiras se juntaram e, se dizendo preocupadas com o aquecimento global, anunciaram que iriam trabalhar para reduzir drasticamente a quantidade de gás queimado à toa.

Uma matéria do New York Times diz que as emissões dos flares seguem aumentando principalmente nas operações de fracking no Texas e na costa leste americanas. Pior, muitos operadores não instalaram os flares, e o gás natural, que é quase metano puro, escapa diretamente para a atmosfera. A matéria cita uma estimativa do Banco Mundial de que os flares petroleiros mundiais emitiram 350 milhões de toneladas de dióxido de carbono, o mesmo que 75 milhões de carros.

 

ClimaInfo, 17 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar