Nova mancha gigante de petróleo atinge litoral do Alagoas e muda o patamar da crise

17 de outubro de 2019

Mobilizada pelo Ibama para ajudar na limpeza do litoral do Nordeste, a Petrobras informou ontem (16/10) que já recolheu mais de 200 toneladas de resíduos oleosos. Cerca de 1.700 agentes mobilizados pela empresa estão envolvidos nas operações.

Segundo o boletim do Ibama divulgado na noite de 3a feira (15/10), 167 localidades em 72 municípios já foram atingidas pelo óleo.

A crise teve um novo capítulo ontem: uma nova e gigante mancha atingiu o litoral do Alagoas em área já previamente afetada, o que levanta a suspeita de que, seja qual for a fonte do vazamento, este ainda não cessou. O ministro Ricardo Salles sobrevoou a região e disse que acha que é o mesmo petróleo que chega há mais de mês nas praias e que há em curso uma “investigação da origem desse óleo aparentemente venezuelano”.

Perguntamos: já não passou da hora da decretação de estado de emergência nacional para que se consiga mobilizar mais recursos, empresas, helicópteros, barcos etc., para localizar a fonte do óleo e acabar de vez com o drama que afeta as populações que dependem do mar e toda a biota marinha?

Em tempo: o governo anunciou ontem que vai antecipar em um mês o pagamento do seguro-defeso para as comunidades de pescadores afetadas pela contaminação.

 

ClimaInfo, 17 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar