Discerning Experts: The Practices of Scientific Assessment for Environmental Policy

28 de outubro de 2019

Para ler:

Os autores Dale Jamieson, Michael Oppenheimer e Naomi Oreskes quiseram entender por que cientistas frequentemente minimizam os impactos das mudança climáticas ou de outras descobertas do tipo. Enquanto negacionistas acusam a ciência de exagerar ou dramatizar esses impactos, na verdade o que se vê é uma comunicação até certo ponto tímida. Ela vem mudando e ficando cada vez mais forte a partir do ano passado, com o relatório 1,5oC do IPCC e, neste ano, com os relatórios sobre o uso da terra e sobre os oceanos.

Um primeiro motivo é o que os autores chamam de ‘univocalidade’ – todos dizerem a mesma coisa. Em geral, cientistas acham que discutir em público enfraquece a tese e, assim, preferem encontrar um mínimo denominador comum, reduzindo o tamanho dos impactos para obter consenso na comunidade.

O The Guardian publicou um artigo a respeito escrito pelos próprios autores.

 

ClimaInfo, 29 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar