Apocalipse agora… e para sempre

5 de novembro de 2019

O futurólogo Jamais Cascio publicou na semana passada um artigo no Bulletin of the Atomic Scientists intitulado “O Apocalipse: não é o fim do mundo”. Nele, Cascio argumenta que, enquanto certas possibilidades cataclísmicas para o fim do mundo proporcionam um fim rápido, é muito mais provável que “o apocalipse não seja um evento; mas um ambiente” e que “não poderemos notar que o apocalipse tenha começado até estarmos bem envolvidos nele”.

Cascio chama a atenção para o exemplo da mudança climática e o “atraso de 25 a 50 anos” entre as emissões e a mudança de temperatura, e diz que reconhecer que o apocalipse pode ser um trauma progressivo e não um acontecimento singular, uma sobrevivência miserável e não o fim de tudo, “pode ser o pontapé necessário para continuar lutando, mesmo quando as coisas parecem perdidas”.

Ironicamente, o autor se declara tendencioso. Em uma declaração sobre potenciais conflitos de interesse ao fim do artigo, ele escreve: “O autor é tendencioso por um desejo fervoroso de que a humanidade evite apocalipses de qualquer tipo”.

 

ClimaInfo, 5 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar