As emissões brasileiras ficam estáveis em 2018

6 de novembro de 2019

As emissões nacionais de gases de efeito estufa ficaram um pouco abaixo de 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, praticamente empatando com as aferidas em 2017. O resultado veio da nova coleção de dados do Sistema de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima que será lançado oficialmente hoje, no Recife.

Vale destacar que o desmatamento da Amazônia aumentou e as emissões dele decorrentes subiram 8,5%. Em compensação, as emissões devidas ao desmatamento do Cerrado diminuíram 10%, revertendo uma tendência de muitos anos.

As emissões do setor de energia, que vinham aumentando desde o tombo provocado pela recessão, também diminuíram. Segundo o pessoal do OC, a redução foi “ocasionada por um aumento expressivo no uso de etanol no transporte de passageiros, pelo aumento da adição obrigatória de biodiesel ao diesel e pelo incremento de renováveis na geração de eletricidade. Nessa área, houve também crescimento da energia eólica e aumento das chuvas, que permitiram ao governo desligar termelétricas fósseis”.

A conclusão mais importante, novamente nas palavras do OC, mostra que o Brasil, “que é o sétimo maior poluidor climático do planeta, ainda não incorporou uma trajetória consistente de redução de emissões”.

A Folha, Estadão e o Globo comentaram os resultados.

 

ClimaInfo, 6 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar