Amazônia, o pior lugar para ser criança

7 de novembro de 2019

Desnutrição, abusos e mortes. Ligia Guimarães, da BBC, descreve a Amazônia como o pior lugar do mundo para se ser criança. “Ao todo, 9 milhões de crianças vivem na Amazônia Legal (…) Os indicadores apontam que, de todas as regiões do país, é ali o pior lugar do Brasil para se ser criança, destaca relatório da UNICEF. São de lá os mais altos níveis nacionais de mortalidade infantil.”

E Ligia continua: “Nos nove estados da Amazônia Legal, cerca de 43% das crianças e dos adolescentes vivem em domicílios com renda per capita insuficiente para adquirir uma cesta básica de bens, contra 34,3% da média nacional. Além disso, muitas meninas e muitos meninos amazônicos não têm atendidos seus direitos a educação, água, saneamento, moradia, informação e proteção contra o trabalho infantil.

Em 2016, 1.225 crianças morreram antes de completar 1 ano no estado do Amazonas. Além disso, desde 2010, os casos de sífilis congênita diagnosticados em crianças menores de um ano de idade cresceram 710%, segundo dados do ministério da saúde reunidos pela UNICEF. Foram 802 casos só em 2017. A proporção de mães com acesso ao pré-natal foi de 46%, registrando um aumento de 183% entre 2000 a 2016.”

A jornalista conversou com Caetano Scannavino, coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria, de Santarém. “Sem social, não há ambiental” ele disse, “no mundo inteiro as questões da pobreza e do meio ambiente estão ligadas.”

Em tempo: O Brasil empobreceu. Ontem, o IBGE disse que o país “tinha, ao final de 2018, 13,5 milhões de pessoas, ou 6,5% da população, que viviam em condições de extrema pobreza.” O Banco Mundial define como em pobreza extrema o conjunto da população que “vive com menos de R$ 145 ao mês ou US$ 1,90 por dia.” A notícia saiu no Valor.

 

ClimaInfo, 7 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar