Queimadas queimaram o filme do Brasil

8 de novembro de 2019

Uma análise do que saiu sobre as queimadas na Amazônia na mídia internacional mostra que “a imagem do país foi desgastada durante a crise e apareceu como vulnerável, irresponsável e impulsiva”. A pesquisa examinou o que saiu no New York Times, Washington Post, Wall Street Journal, The Guardian, Financial Times, The Economist, El País, Le Monde, Bild e Corriere della Sera. No geral, todos os dez jornais que tiveram suas notícias analisadas projetaram quadros negativos para o Brasil.  As notas mais negativas vieram da cobertura dos The Guardian e The Economist.

Olga Curado, uma das sócias da consultoria responsável pela análise, falou sobre o desastre seguinte: o óleo no litoral. “Já podemos ver o mesmo padrão de resposta brasileira às queimadas na resposta às manchas de óleo. Primeiro há a negação, depois a lentidão e então a dificuldade de relacionamento com órgãos públicos. Há um mesmo padrão [de atuação do governo].”  Uma matéria da Zero Hora fala da pesquisa feita pela consultoria especializada.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar