As petroleiras desistem de participar dos leilões

8 de novembro de 2019

O leilão de ontem de áreas do pré-sal confirmaram que as grandes petroleiras perderam o ânimo com o Brasil: das cinco áreas ofertadas, quatro não receberam propostas. A Petrobras, com uma estatal chinesa, levou a quinta área. A notícia saiu nos Valor, Estadão e Folha.

Se até o começo da semana, o país era saudado como convidado para fazer parte da OPEP e por ser uma das grandes promessas fósseis do mundo, os dois leilões foram um balde de petróleo frio. Na 4ª feira, das quatro áreas ofertadas, duas não receberam ofertas e as outras duas foram arrematadas, sem ágio, por uma associação da Petrobrás (90%) com duas estatais chinesas (10%).

Analistas dizem que o recado era que as petroleiras não aceitam o modelo de partilha definido para o pré-sal, no qual a União fica com uma parte dos lucros da exploração. É um modelo pouco transparente e mais burocrático, tudo que uma petroleira não quer. Para complicar, a Petrobras tem sempre a preferência. Por isso, o Valor, O Globo e o Estadão deram a notícia de que o governo está pensando em mudar o modelo dos leilões. A Folha falou com o ministro Guedes que disse: “Tivemos dificuldade enorme [para realizar o megaleilão] para, no final, vendermos de nós para nós mesmos”,  se referindo à participação da Petrobras.

Manoel Ventura, d’O Globo, falou com o ministro Bento, que parece desconhecer os desafios climáticos e, pelo visto, se contenta com pouco: “O objetivo principal era a realização do leilão. É motivo para considerarmos que foi uma vitória, não só do governo. É uma vitória do país.”

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar