Satélite e fiscais, a melhor fórmula de combate ao desmatamento

26 de novembro de 2019

A combinação de alertas emitidos pelo DETER/INPE, que usa satélites para identificar áreas desmatadas, seguida da pronta resposta do Ibama e demais agências de fiscalização, evitou a perda de 27 mil km2 de florestas por ano entre 2007 e 2016, período em que se registrou uma significativa redução da derrubada da mata. Isso evitou a emissão anual de 1 bilhão de toneladas de CO2, o que equivale aproximadamente à metade das emissões totais do Brasil em 2017, informa O Globo.

Os resultados são da primeira avaliação quantitativa da efetividade da política de monitoramento e fiscalização na Amazônia que acaba de ser divulgada pela Climate Policy Initiative (CPI, na sigla em inglês), organização internacional que reúne 90 especialistas em finanças e políticas climáticas, e pelo Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio.

Uma comparação entre o valor das emissões evitadas e o custo de implementação da política revela, ainda, que a estratégia de monitoramento e fiscalização foi barata e que o benefício superou, em muito, o custo. O estudo mostrou ainda que não há verdade na crença de que a proteção da floresta prejudica a produção agropecuária. Ao contrário, esta cresceu no período em que o desmatamento caiu: entre 2006 – o primeiro ano do estudo, por ser o primeiro com dados completos disponíveis do DETER – e 2016, o desmatamento caiu 45% e a produção agropecuária cresceu 418%.

O trabalho alerta que a redução de cerca de 50% no orçamento do monitoramento ambiental e da fiscalização proposta no orçamento federal de 2020 pode levar o desmatamento na Amazônia a aumentar 45%, chegando a mais de 14 mil km2 de floresta perdida. Neste ano foram 9.762 km2.

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar