Ação judicial contra empresas de tecnologia mostra porque considerar os direitos humanos na transição para o baixo carbono

16 de dezembro de 2019

Apple, Google, Dell, Microsoft e Tesla se tornaram rés em uma ação judicial movida em Washington, DC, pela escritório de direitos humanos International Rights Advocates, em nome de 14 pais e filhos da República Democrática do Congo (RDC).

O processo acusa as empresas de cumplicidade na morte e em ferimentos graves de crianças que alegam estar trabalhando em minas de cobalto em sua cadeia de suprimentos. É a primeira vez que as empresas de tecnologia enfrentam tal desafio legal.

Como o cobalto é essencial para as baterias de íon-lítio, e as baterias são essenciais para a tecnologia hoje disponível para a transição para uma economia de baixo carbono, este processo é um exemplo claríssimo do porque é necessário incluir a consideração sobre os direitos humanos na implantação do Acordo de Paris.

 

ClimaInfo, 17 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar