A indústria fóssil da Austrália deve pagar um imposto sobre desastres climáticos, propõe “think tank”

18 de dezembro de 2019

O The Guardian colocou o calor recorde pelo qual passa a Austrália na capa de sua edição impressa e escreveu sobre uma proposta do think tank The Australia Institute, segundo a qual a indústria de combustíveis fósseis do país deve pagar um imposto nacional para cobrir os custos de incêndios, inundações e outros desastres relacionados ao clima.

A discussão acontece enquanto o país passa por uma tremenda onda de calor. Ontem (18), foi o dia mais quente do registro histórico, quando a média nacional das máximas atingiu 40,9oC. O país está enfrentando neste momento uma seca severa e um grande número de incêndios florestais. Algumas estações meteorológicas de sua região central registraram temperaturas 16oC mais altas do que a média usual para dezembro e “mais recordes podem ser superados” hoje em Nova Gales.

O litoral do Oeste da Austrália está em meio à onda de calor marinha mais abrangente observada desde o início do monitoramento por satélite, em 1993. Acredita-se que as águas quentes tenham contribuído para uma série de episódios de mortandade de peixes no último mês: “Particularmente nas últimas duas semanas, as temperaturas dos oceanos têm aumentado – estão cerca de dois graus mais quentes do que o normal para dezembro”, disse a professora Charitha Pattiaratchi, da Universidade da Austrália Ocidental, à ABC News.

Segundo o Australian Bureau of Meteorology, “o clima da Austrália é cada vez mais influenciado pelo aquecimento global e a variabilidade natural ocorre sobre esta tendência de fundo”.

 

ClimaInfo, 19 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar