Chuvas em Minas matam 48 pessoas e voltam a ameaçar Espírito Santo

26 de janeiro de 2020

As fortes chuvas que caíram na Grande Belo Horizonte e na Zona da Mata mineira provocaram enchentes, deslizamentos e desabamentos, mostrando que a infraestrutura das cidades não está nem de longe preparada para suportar eventos climáticos extremos que se intensificam com a emergência climática.

Até a tarde de ontem, segundo a Defesa Civil, 48 pessoas haviam morrido e 17 ainda estão desaparecidas. O número de desabrigados passou de 5.000. Entre a 5ª feira passada e a 6ª feira, na capital mineira, caíram 172 milímetros de chuva, o novo recorde da cidade.

No Espírito Santo, atingido pelas chuvas há duas semanas, o governo alertou a população da ameaça de enchente do Rio Doce por conta das chuvas que caíram em Minas.

No sábado, o ministro do desenvolvimento regional, Gustavo Canuto, liberou R$ 90 milhões para as regiões atingidas pelas chuvas.

As notícias saíram nos Poder 360, Estadão, Valor, Zero Hora e O Globo.

 

ClimaInfo, 27 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar