Paquistão e Somália em emergência nacional para enfrentamento das nuvens de gafanhotos

emergência

Emergência: o governo do Paquistão decretou estado de emergência face à nuvem de gafanhotos que atravessa o país. O governo da Somália tomou a mesma atitude, pela mesma razão. A matéria da Deutsche Welle mostra onde estão as duas grandes nuvens que avança sobre o leste da África e na fronteira entre o Paquistão e a Índia.

Mudanças climáticas podem estar alimentando as nuvens de gafanhotos do deserto que invadiram a África Oriental. A Reuters entrevistou Keith Cressman, oficial sênior da FAO-ONU, quem informou que os enxames se formam após ciclones despejarem grandes quantidades de chuva nos desertos de Omã – criando condições perfeitas de reprodução. “Sabemos que os ciclones são a origem dos enxames – e nos últimos 10 anos houve um aumento na frequência dos ciclones no Oceano Índico”, disse Cressman, acrescentando que houve dois ciclones em 2018 e oito em 2019. “Normalmente não há nenhum, ou talvez um. Portanto, isto é muito incomum”.

A Reuters também entrevistou a climatologista Roxy Koll Mathew, do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical. Ela afirmou que o aumento dos ciclones foi causado por mares mais quentes, em parte atribuível às mudanças climáticas: “O Oceano Índico Ocidental, incluindo o Mar Arábico, foi mais quente do que o normal durante as duas últimas estações (…) Isso se deve em grande parte a um fenômeno chamado Dipolo do Oceano Índico, e também ao aumento da temperatura do oceano associada ao aquecimento global”.

 

ClimaInfo, 03 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)