ClimaInfo, 31 de julho de 2018

31 de julho de 2018

TCU DIZ QUE O PAÍS PRECISA DE GRANDES HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA

Nos cálculos de Augusto Sherman, ministro do Tribunal de Contas da União, o consumidor brasileiro terá prejuízo de R$ 23 bilhões em 30 anos, ou R$ 774,4 milhões por ano, com a substituição da construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós por termelétricas. Nas contas dele, Tapajós também evitaria a emissão de 6,5 milhões de toneladas de CO2 anuais que seriam gerados por uma termelétrica a gás natural de ciclo combinado, considerada uma das menos poluentes numa comparação com outros combustíveis, como óleo diesel ou carvão.

As contas podem estar certas, não conferimos, mas o problema são as premissas: por que não considerar as eólicas? Ou as fotovoltaicas?

Seria bom o TCU considerar alternativas mais próximas das tendências do século 21, ou ao menos buscar não se juntar a lobbies.

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,sem-novas-hidreletricas-brasileiro-tera-prejuizo-de-r-23-bi-em-30-anos-aponta-tcu,70002414871


EM ANAPU, PARÁ, A VIOLÊNCIA É CONTRA DEFENSORES DA TERRA OU DO MEIO AMBIENTE

Eliane Brum conta sobre a violência em Anapu, no Pará, onde, em 2005, a missionária Dorothy Stang foi assassinada por fazendeiros da região. E onde, desde 2015, ocorreram 16 assassinatos de defensores de camponeses e do meio ambiente. No seu artigo, Eliana chama a atenção para que não se confundam grileiros e bandidos com agricultores. O texto é longo, mas importante: “toda vez que um grileiro é chamado de “fazendeiro”, e a grilagem é chamada de “agronegócio”, a origem criminosa é apagada e seus protagonistas são promovidos a uma atividade bem vista e valorizada em nações jovens como o Brasil… É semelhante ao que acontece com a “bancada ruralista” no Congresso. Quantos daqueles deputados são fazendeiros ou agricultores ou criadores de gado que atuam na legalidade? Qual é a história factual e jurídica de suas propriedades? Qual é o seu passado? E o seu presente? Quem são seus reais financiadores? A qual lobby de fato estão a serviço? O que produzem concretamente para alimentar quase 208 milhões de brasileiros?… A palavra “ruralista” junta sob a mesma bandeira produtores que atuam na legalidade a grileiros, desmatadores e outros agrobandidos. Sob o jargão “ruralista” eles se legitimam diante de uma população que valoriza o trabalho no campo, mesmo quando o que fazem de fato não tem nem mesmo uma remota ligação com colocar comida na mesa da população. Ao contrário. Suas ações predatórias não apenas se apropriam do que é público, pelo caminho da corrupção e da força, mas também corrompem a terra, a água e o planeta que é a casa de todos, ameaçando justamente a produção de alimentos. Há, portanto, que se ter muito cuidado com as palavras. Grande parte dos agricultores brasileiros, homens e mulheres trabalhadores, possivelmente é contra o agrobanditismo que mancha seu nome de sangue.”

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/30/opinion/1532957463_995238.html


SISTEMA CANTAREIRA EM ESTADO DE ALERTA, MAIS UMA VEZ

O sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, chegou a 40% da sua capacidade, entrando em estado de alerta. Esse era o nível em julho de 2015, no meio da crise hídrica. Faz mais de 60 dias que a região não recebe chuvas significativas. A previsão é que volte a chover nesta semana. O candidato Alckmin deve estar tendo pesadelos. Em 2014, candidato à reeleição ao governo do estado, torturou a verdade de todas as maneiras para não admitir o racionamento que acontecia na prática. Desde a última crise hídrica, Alckmin fez várias obras de transposição de bacias, mas não mexeu um dedo para recuperar as florestas que protegem os mananciais, fomentar a eficiência do uso de água na agricultura, promover a eficiência do uso final na indústria e nas residências, ampliar a reservação urbana das águas das chuvas, aumentar o reuso etc. etc. Escolheu a repetição da história como farsa.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/07/30/sistema-cantareira-entra-em-estado-de-alerta-com-pior-julho-desde-2015.htm


AGÊNCIA OFICIAL DIZ QUE HÁ MAIS DE 12 MIL CASOS DE INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS TODO ANO

A Radioagência Nacional disse que o Ministério da Saúde registra de 12 mil a 14 mil casos de intoxicação por agrotóxicos todo ano. Em 2016, foram quase 500 mortes. E o Ministério sabe que esse número absurdo está subestimado. A Organização Mundial da Saúde supõe que só um caso em 50 é reportado e entra nas estatísticas oficiais. Seriam, portanto, pelo menos mais de 60 mil casos todo ano. Na mesma nota, a Radioagência Nacional desmonta o argumento da bancada ruralista, para a qual sem agrotóxicos não há produção de alimentos, quando mostra que “80% dos produtos são aplicados em soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, normalmente plantados em larga escala”.
http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2018-07/brasil-tem-12-mil-intoxicacoes-por-agrotoxicos-ao-ano-mapa-destaca-esforco-em

 

GENERAL EX-PRESIDENTE DA FUNAI SE JUNTA A CONSELHO DA MINERADORA BELO SUN

O general Franklimberg Ribeiro de Freitas “foi saído” da presidência da Funai há pouco mais de 2 meses e deveria, pelas regras vigentes, estar cumprindo quarentena. Mas, na 6a feira, soube-se que ele havia sido incorporado como titular do Conselho Consultivo para Assuntos Indígenas, Comunitários e Ambientais da mineradora e passaria a se reportar diretamente ao CEO da Belo Sun, a empresa que pretende abrir uma mega mineração de ouro na Volta Grande do Xingu, vizinha à hidrelétrica Belo Monte. O processo de licenciamento da atividade de mineração tem sido bastante conturbado devido aos impactos ambientais da atividade e aos impactos sobre tribos indígenas próximas.

A convocação do general pela empresa cheira mal. O general ter aceito, aparentemente violando sua quarentena, também.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2018-07-25/ex-presidente-da-funai-mineradora.html

https://oglobo.globo.com/brasil/comissao-de-etica-da-presidencia-pode-analisar-contratacao-de-ex-presidente-da-funai-por-mineradora-22918087

 

SUPREMA CORTE DOS EUA ACEITA AÇÃO DE JOVENS PELO CLIMA

Ainda na administração Obama, um grupo de 21 jovens iniciou uma ação contra o governo federal por este comprometer o seu futuro por fazer muito pouco para conter o aquecimento global. O governo Trump pediu para devolver a ação às cortes comuns, para arquivar o processo e, recentemente, para que a corte ouvisse todos os (infinitos) argumentos antes do julgamento. Ontem, a corte suprema acatou a ação. Agora ela vai a julgamento em uma corte distrital. Na sentença, a corte diz que “a amplitude das afirmações [dos jovens] é surpreendente”. Julia Olsen, advogada dos jovens, disse que a “decisão deve dar coragem aos jovens… Estamos ansiosos para apresentar as evidências científicas dos danos e perigos que essas crianças enfrentam como resultado das ações que seu governo tomou para causar a crise climática”.

Se a moda pega…
https://static1.squarespace.com/static/571d109b04426270152febe0/t/5b5f750303ce644ee2813b89/1532982531627/2018.07.30+SCOTUS+decision+on+defendants+application+for+stay.pdf

 

TRUMP: “EU ODEIO VENTO”

As políticas energéticas de Trump são pura contradição e revelam uma distância extraordinária entre o que presidente diz e o que sua administração faz. Três exemplos:

  1. Trump tem um ódio visceral às turbinas eólicas, acredita que dão péssimo retorno ao investimento, que prejudicam a costa e obstruem seu visual; mas, ironicamente, seu Departamento do Interior está trabalhando com governos estaduais liderados pelos democratas para arrendar águas federais para a implantação de fazendas eólicas e para simplificar a permissão para a construção de parques eólicos offshore.
  2. Trump diz adorar a hidroeletricidade, mas a associação do setor reclama que sua administração não ajuda na tramitação de uma legislação que busca acelerar o processo de licenciamento federal.
  3. Trump vive a autoelogiar seus esforços de desregulamentação, mas apóia agressivamente o mandato federal que exige dos refinadores misturar biocombustíveis à gasolina, apesar da intensa oposição das empresas de petróleo e gás e da maioria dos republicanos; e seu Departamento  de Energia considera usar leis velhas de décadas para apoiar usinas à carvão e nucleares, medida que atingiria diretamente o gás natural, cujo uso cresceu exatamente às custas do carvão e da energia nuclear.

Comentando estes exemplos, a assessoria de comunicação da Casa Branca disse à Axios que a ordem de Trump é “promover e executar políticas… para alcançar o controle da energia e a independência energética”. Entretanto, fontes com conhecimento direto das conversas sobre energia na Casa Branca disseram que, desde o início da administração Trump, ninguém coordenou efetivamente a política energética e que “ideias aleatórias borbulham na superfície e, se ninguém objetar, se tornam políticas”.

https://www.axios.com/donald-trump-energy-policy-wind-power-hydroelectric-7d54680b-5a1d-41f0-9be7-700ff0f6a0c6.html

 

UBER POOL E SIMILARES ESTÃO PIORANDO O TRÁFEGO

Um estudo realizado nos EUA mostrou que os serviços de carona compartilhada, como o Uber Pool, aumentam o trânsito das cidades. Isso porque, além não fazerem com que as pessoas comprem menos carros, eles concorrem diretamente com os serviços de ônibus e metrô, atingindo usuários que teriam caminhado, pedalado ou utilizado o transporte público caso esses serviços não existissem. O estudo mostrou ainda que eles aumentam a distância percorrida nas viagens de carro – o motorista precisa se locomover para vários lugares para buscar os passageiros.

(Da newsletter Meio)

https://www.canalmeio.com.br/ultima-edicao/

https://www.washingtonpost.com/news/dr-gridlock/wp/2018/07/25/a-new-study-says-services-like-uberpool-are-making-traffic-worse/

 

PAQUISTÃO: NOVO 1o MINISTRO QUER PLANTAR 10 BILHÕES DE ÁRVORES

O ex-jogador de críquete e recém-eleito primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan prometeu plantar 10 bilhões de árvores em cinco anos, ampliando o “tsunami de um bilhão de árvores” que seu partido, o Pakistan Tehreek-e-Insaf, realizou na província de Khyber Pakhtunkhwa, onde restaurou 350 mil hectares de floresta. Malik Amin Aslam, apontado como provável novo ministro do Meio Ambiente, disse ao Climate Home News: “O Paquistão está enfrentando o impacto da mudança climática, por isso penso ser alta prioridade garantir que nosso desenvolvimento seja totalmente compatível com o clima e que nossa infraestrutura seja resiliente aos choques climáticos”. As promessas feitas pelo partido incluem a construção de represas e conservação da água para o combate à seca, a introdução de códigos de construção ecológicos e apoio à energia limpa. Contraditoriamente, o partido deseja reduzir a dependência de produtos importados aumentando o uso das reservas domésticas de carvão. No plano internacional, Imran Khan diz que “os países ricos não devem apenas ajudar o Paquistão nos esforços de mitigação e adaptação, mas também nos compensar pelas enormes perdas econômicas que enfrentamos a cada ano”.

http://www.climatechangenews.com/2018/07/27/imran-khan-promises-greener-future-pakistan

 

CHINESES INVENTAM FILME PARA JANELAS QUE GERA ELETRICIDADE E NÃO DEIXA O CALOR ENTRAR

O insulfilm em vidro de carros escurece o interior e, bloqueando o infravermelho, ajuda a manter o interior menos quente. Há um tempo atrás, os norte-americanos lançaram outra película para colocar nas janelas de casa com um filme fino de material fotoelétrico para gerar energia. Agora, os chineses combinaram as duas propriedades. Hin-Lap Yip, professor de ciência dos materiais na South China University, disse que combinaram “um novo material em um filme opticamente fino para atingir a meta de combinar a geração de eletricidade e isolamento térmico em um único filme”. Nestes tempos de ondas de calor e muito ar-condicionado à toda, não deixa de ser uma boa nova.

https://nexusmedianews.com/windows-that-keep-the-sun-out-and-the-power-in-cf6fdf1b8617

 

Para lembrar

AMANHÃ É O DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

A humanidade já consumiu sua cota deste ano.

Para ir

QUANTO VALE O VERDE: A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O livro de Carlos Eduardo Young e Rodrigo Medeiros será lançado em um debate com os atores dentro da programação do IX  Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação.
Amanhã, 1o/ago, das 12h30 às 13h30, na Arena Haroldo Palo Jr. do  Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul)

https://eventos.fundacaogrupoboticario.org.br/IXCBUC/Paginas?idPagina=53

 

Para ir

CAMPUS PARTY – RONDÔNIA

A Campus Party será realizada pela primeira vez no estado de Rondônia. O evento terá a participação de especialistas em temas relacionados à Amazônia.

De 1 a 5 de agosto.
https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2018/07/24/1o-forum-internacional-da-amazonia-sustentavel-sera-realizado-na-campus-party-rondonia.ghtml

 

Siga o ClimaInfo nas redes sociais: www.facebook.com/climainfo e www.twitter.com/climainfonews

 

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar