Estudo afirma que projeto de mineração de ouro da Belo Sun no Xingu é inviável

18 de junho de 2020

Um novo parecer técnico aponta que o projeto da mineradora canadense Belo Sun, que quer instalar a maior mina de ouro a céu aberto do Brasil na região da Volta Grande do Xingu, possui graves falhas de segurança, as quais inviabilizam sua operação.

De acordo com a análise feita pelo geólogo Steven H. Emerman à pedido da Rede Xingu+, um cenário conservador para o caso de rompimento da barragem de rejeitos do projeto Volta Grande prevê a chegada de cerca de 8 milhões de metros cúbicos de rejeitos tóxicos ao rio Xingu em apenas sete minutos, e percorrer mais de 40 quilômetros em duas horas, provocando impactos irreversíveis ao meio ambiente e às comunidades que vivem na região.

O parecer foi encaminhado aos órgãos responsáveis e pede que não sejam concedidas autorizações ao projeto. Desde 2017, a Licença de Instalação (LI) segue suspensa pela Justiça, e a empresa aguarda resposta da Funai e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará para prosseguir com o processo de licenciamento. No Observatório da Mineração, Maurício Angelo contextualiza o vai-e-vem em torno do projeto da Belo Sun e os impactos ambientais e sociais sobre a região.

 

ClimaInfo, 18 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar