Congresso busca protagonismo na política ambiental

16 de agosto de 2020

As críticas internacionais à política ambiental no Brasil impulsionaram um esforço abrangente dentro do Congresso Nacional para que os parlamentares fizessem frente à falta de iniciativa do governo Bolsonaro na área. A Reuters fez uma matéria interessante sobre como deputados e senadores estão aproveitando esse contexto para costurar um consenso entre os congressistas em torno de projetos importantes para a proteção ambiental.

Na Câmara, Rodrigo Maia criou um grupo de trabalho reunindo parlamentares ambientalistas e ruralistas com o objetivo de se identificar projetos prioritários e se chegar a uma solução negociada que garanta rápida aprovação. “Não é fácil, não é simples, é desafiador. Mas acho que a gente tem grandes chances de poder avançar, não tudo neste ano, mas a gente precisa mandar o recado que o desmatamento ilegal precisa parar”, avaliou o deputado Rodrigo Agostinho, quem chefia o grupo.

Um dos obstáculos para o consenso tem sido o projeto de regularização fundiária, PL 2.633. Com apoio do governo, ruralistas defendem que a iniciativa contribuiria para melhorar a proteção ambiental, especialmente na Amazônia. No entanto, ambientalistas ressaltam diversos aspectos do texto, especialmente a flexibilização das exigências de vistoria presencial nas propriedades rurais, que podem resultar em mais desmatamento.

Em tempo: O ator Leonardo DiCaprio compartilhou em seu Instagram, neste final de semana, dados destacados pelo jornal The Guardian sobre o aumento do desmatamento na Amazônia, com críticas ao governo Bolsonaro. O ator ressaltou o crescimento de 28% no número de focos de incêndio na floresta no mês de julho e o negacionismo do presidente, que contestou esse aumento na semana passada. O Correio Braziliense lembrou que, no ano passado, Bolsonaro acusou – sem qualquer prova – DiCaprio de “colaborar com queimadas na Amazônia” por conta de supostas doações feitas a organizações não governamentais que estariam envolvidas com os incêndios.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar