Trump anuncia plano para exploração de petróleo em refúgio natural no Alasca

17 de agosto de 2020

A Casa Branca apresentou ontem (17/8) um programa de arrendamento das explorações de petróleo e gás natural em uma das áreas naturais mais vastas e delicadas dos EUA – o Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Alasca.

De acordo com o secretário de energia, David Bernhardt, o programa disponibilizará uma área de mais de 607 mil hectares para perfuração. O governo Trump defendeu a medida, afirmando que ela garante a “independência energética” dos EUA e que foi “cuidadosamente adaptada” para minimizar os impactos ambientais da exploração de petróleo.

Para o jornal The Washington Post, esta é a decisão mais significativa em matéria de política energética da gestão de Trump neste mandato. A matéria cita também o potencial que o empreendimento pode ter em termos climáticos, com a liberação de mais de 4,3 bilhões de toneladas métricas de CO2 ao longo de sua operação – o equivalente a 75% das emissões anuais dos EUA.

Grupos ambientalistas e indígenas já anunciaram que contestarão o projeto na Justiça. Para o The New York Times, o diretor executivo da Alaska Wilderness League, Adam Kolton, disse que “qualquer empresa de petróleo que perfure o refúgio enfrentará enormes riscos reputacionais, legais e financeiros”.

Em tempo: O governo Trump revogou na semana passada as regras impostas pelo seu antecessor, Barack Obama, às emissões de metano decorrentes de operações de petróleo e gás. A medida, definida em 2016, impunha limites de emissão às companhias responsáveis, sob o risco de penalização por multas e tarifas. À época, empresas como ExxonMobil, BP e Shell apoiaram a regulação, mas operadores de menor porte criticavam as restrições, argumentando que elas eram “caras” para o setor.

 

ClimaInfo, 18 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar