Incêndios destroem mais de 400 mil hectares na Califórnia

Califórnia crise climática

Os incêndios florestais que afligem o estado norte-americano da Califórnia já queimaram cerca de 400 mil hectares de vegetação, de acordo com o serviço nacional de meteorologia. No domingo (23/8), o presidente Donald Trump declarou situação de desastre natural na região, facilitando a liberação de verbas imediatas para o combate ao fogo.

Os pontos mais afetados pelos incêndios estão nos arredores da baía de São Francisco, perto da Universidade da Califórnia em Santa Cruz e uma grande faixa de área entre São Francisco e a capital do estado, Sacramento. No final de semana, o governo da Califórnia ordenou a evacuação de milhares de pessoas, já que o fogo estava avançando sobre áreas residenciais. Quase 14 mil bombeiros estão atuando freneticamente nessas regiões, combatendo o fogo há mais de uma semana – e sem sinais de trégua, já que o calor segue intenso.

A Scientific American ressaltou como a Califórnia tem servido como um laboratório dos impactos da crise climática nos últimos anos, com ondas intensas de calor tornando-se cada vez mais frequentes e potentes. Na revista New York, David Wallace-Wells comparou os incêndios na Califórnia com aqueles vividos pelos australianos na virada de 2019 para 2020. “Os incêndios estão entre os melhores e mais terríveis propagandistas da mudança climática – aterrorizante e imediato, não importa a que distância você more de uma zona de incêndio. Eles oferecem imagens vívidas e marcantes que podem ser vistas como presságios de pesadelos futuros, mesmo enquanto documentam tragédias e horrores atuais”, escreveu. Já na The Atlantic, Leah C. Stokes refletiu sobre a rapidez das mudanças climáticas na Califórnia e as dificuldades que elas trazem agora e que podem trazer no futuro para quem vive nessa região.

 

ClimaInfo, 25 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)