Aliança reúne empresários e especialistas em defesa da Amazônia

27 de agosto de 2020

Um grupo de executivos de grandes empresas e bancos, pesquisadores, militares, economistas, políticos e ambientalistas está se formando para discutir os caminhos e as possibilidades para um desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia, que melhore a qualidade de vida de sua população sem derrubar a floresta.

Denominado “Uma Concertação pela Amazônia”, o grupo já reúne mais de 100 pessoas e pode vir a preencher o vácuo deixado pelo poder público no debate sobre a preservação da floresta. No Valor, Daniela Chiaretti explicou como a iniciativa tomou forma ao longo dos últimos meses, incentivada principalmente pelos números crescentes do desmatamento na Amazônia e o reflexo destes na imagem e no prestígio do Brasil no exterior.

“Por enquanto, é uma conversa entre pessoas preocupadas e interessadas. De ideias retrógradas ou avançadas, não interessa, temos que lidar com todas”, explicou Guilherme Leal, fundador da Natura e um dos nomes que encabeça o grupo. “É a tentativa de promover um grande diálogo para se construir caminhos de futuro de desenvolvimento para o Brasil, não apenas para a Amazônia. Que conciliem a potência ambiental com a agrícola. É uma visão multifacetada, pela dimensão amazônica”.

Outra novidade anunciada nesta semana é a criação do conselho consultivo da Amazônia, formado pelos três maiores bancos privados do Brasil – Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. De acordo com as instituições, o conselho apoiará o processo de implantação do plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

O conselho será formado por sete especialistas, que se reunirão a cada três meses para refletir sobre as dinâmicas da região e propor novas ações para os bancos. Farão parte do conselho Adalberto Luís Val (INPA), Adalberto Veríssimo (Imazon), André Guimarães (IPAN/Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura), Carlos Nobre (INPE), Denis Minev (Grupo Bemol), Izabella Teixeira (ex-ministra do meio ambiente) e Tereza Vendramini (Sociedade Rural Brasileira). O Estadão repercutiu a criação do conselho.

 

ClimaInfo, 27 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar