Peru e Suíça anunciam 1ª operação de compensação de emissões sob Acordo de Paris

22 de outubro de 2020

Os governos de Peru e Suíça anunciaram na última 4ª feira (21/10) um acordo de compensação de emissões de carbono entre os dois países, o primeiro desse tipo sob o Acordo de Paris. Segundo a proposta assinada, os suíços financiarão projetos de desenvolvimento sustentável no país sul-americano e, em troca, contabilizarão em sua meta nacional as emissões suprimidas resultantes deles.

O acordo prevê também que as transações serão administradas por uma fundação pública suíça, Klik, que foi criada para facilitar projetos de compensação de emissões, que representam até 1/4 da meta oficial de redução de emissões do país, estipulada em 50% de cortes até 2030 com relação aos níveis de 1990. Os dois governos determinarão quais atividades serão elegíveis para gerar créditos de carbono.

A Climate Home destacou o anúncio, além da reação de Gilles Dufrasne (Carbon Market Watch), que elogiou o esforço de peruanos e suíços para evitar a dupla contagem das reduções de emissões, o que evitará que ambos países declarem a mesma redução – uma prática que o governo brasileiro, por exemplo, não aceita fazer.

 

ClimaInfo, 23 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar