Europa viveu outubro mais quente já registrado

6 de novembro de 2020

De acordo com a agência europeia de observação do planeta, a Copernicus, o mês passado foi o outubro mais quente já registrado no continente, com temperatura média cerca de 1,6°C acima da média histórica para o período. No mundo, a temperatura foi 0,62°C acima da média para outubro, que foi o 3º mais quente registrado.

Partes dos norte e leste de Europa, Sibéria, Alasca e Tibete experimentaram temperaturas particularmente anormais, enquanto ondas de calor continuaram a ser sentidas em partes da América do Sul e da África. Já na América do Norte, os registros foram mais baixos que a média histórica. Outubro também foi o 4º mês consecutivo sem gelo ou com pouco gelo ao longo da Rota do Mar do Norte, que percorre o litoral ártico da Rússia. Bloomberg e Independent destacaram essa notícia.

Em tempo: Poucos dias após a passagem do supertufão Goni, as Filipinas se preparam para receber outra tempestade tropical. A previsão é de que a tempestade Atsani atinja as ilhas ao norte, com intensidade de 120 km/h, nesta 6ª feira. Espera-se que Atsani avance e chegue ao Vietnã (outro país atingido pelo Goni) no final de semana.

 

ClimaInfo, 6 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar