Assembleia Global de Cidadãos quer intensificar pressão sobre governos para acelerar ação climática

Assembleia Geral de Cidadãos

Enquanto as lideranças políticas se movimentam para celebrar o 5º aniversário do Acordo de Paris, organizações da sociedade civil e ativistas climáticos também estão se mobilizando para marcar a data, renovando a pressão sobre os governos para que eles elevem o grau de ambição de seus compromissos climáticos. Uma das iniciativas de maior destaque é a da Assembleia Global de Cidadãos, que pretende oferecer um espaço para que pessoas de todo o mundo possam se unir e reivindicar mais ambição por parte dos países. A ideia é criar uma assembleia virtual central composta por 1 mil pessoas sorteadas, a ser aberta em meados de 2021, para funcionar como ambiente de discussão e deliberação. Para ampliar o escopo de participação, os organizadores pretendem também realizar eventos locais, no intuito de construir uma plataforma abrangente e representativa de interesses e propostas a serem apresentadas antes da próxima Conferência do Clima (COP26), programada para novembro em Glasgow.

A juventude também deve ser um ator não-governamental de peso nas discussões preliminares e durante a COP26. Na Thomson Reuters, ativistas de nove países publicaram um artigo reforçando a importância de ação climática imediata e substantiva para garantir um futuro digno e seguro para as próximas gerações. O texto destacou também os inúmeros desastres climáticos registrados desde 2015 ao redor do mundo, além da falta de ambição e da omissão dos governos para reduzir as emissões e evitar o pior das mudanças climáticas.

A Assembleia Global de Cidadãos foi destacada por Guardian e Reuters.

 

ClimaInfo, 11 de dezembro de 2020.

Se você gostou desse artigo e se interessa por receber o boletim diário completo do ClimaInfo, clique aqui para recebê-lo em seu e-mail.

x (x)