Reino Unido reorganiza governo para dar mais força à Presidência da COP26

11 de janeiro de 2021

Faltando menos de 11 meses para a próxima Conferência da ONU sobre Clima (COP26), o governo do Reino Unido anunciou na semana passada mudanças para garantir mais força política por parte dos anfitriões para as negociações climáticas deste ano. A principal mudança foi a saída de Alok Sharma do posto de secretário de negócios, energia e estratégia industrial do governo Boris Johnson, cargo que acumulava junto com a posição de presidente da COP26. Assim, Sharma se concentrará apenas na organização da Conferência e na costura diplomática para as negociações previstas para novembro de 2021 em Glasgow (Escócia).

A mudança era defendida por especialistas e observadores, que temiam um enfraquecimento da Presidência da COP com a concentração de diferentes responsabilidades administrativas nas mãos de uma mesma pessoa. O Reino Unido enxerga a Conferência como uma oportunidade para “virar a página” da política externa britânica depois de quase cinco anos imersos na verdadeira novela política do Brexit. Como presidente da COP26, Sharma seguirá dentro do gabinete de governo, com status ministerial, e presidirá o comitê de implementação da ação climática responsável por coordenar as ações governamentais em prol da descarbonização da economia britânica até 2050.

BBC, Climate Home, Guardian e Reuters dão mais informações.

 

ClimaInfo, 11 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar