Estudo reforça conexão entre mudança do clima e intensificação de tempestades tropicais no Atlântico

7 de março de 2021

As cinzas e toneladas de aerossóis de sulfato provenientes de erupções vulcânicas esfriam a atmosfera ao absorver a radiação solar antes que esta aqueça a superfície da Terra. Cientistas colocaram uma lupa no histórico de milênios de erupções e descobriram que uma oscilação de temperaturas no Atlântico, até então atribuída ao aquecimento global, na verdade, se deve às erupções ocasionais de vulcões.

Um dos climatólogos mais respeitados, Michael Mann – e colegas-, publicaram na Science, um trabalho dizendo que a “oscilação multidecadal do Atlântico” é consequência das perturbações provocadas pelos vulcões e não do aquecimento global.

No entanto, há um claro aumento no número e intensidade dos furacões que atravessam o Atlântico. Furacões surgem da combinação de temperaturas mais elevadas e de correntes de vento na superfície do oceano. A “oscilação” de Mann era tida como uma das causas naturais deste aumento de furacões. Sem a “oscilação”, na lista de culpados sobra apenas o aquecimento global provocado pela atividade humana. Bloomberg, Washington Post e CBS comentaram.

 

ClimaInfo, 8 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar