Mesmo com a pandemia, poluição do ar em São Paulo cresceu em 2020

16 de março de 2021

O desaquecimento econômico causado pela pandemia em 2020 permitiu uma queda significativa nos níveis de poluição atmosférica em diversas partes do mundo, destacou a IQAir em seu relatório global sobre a qualidade do ar divulgado nesta 3ª feira (16/3). No ano passado, 84% de todos os países monitorados observaram melhoria na qualidade de ar, com destaque para cidades como Paris (queda de 17% na poluição), Seul (16%), Londres (16%), Nova Déli (15%), Chicago (13%) e Pequim (11%). Na outra ponta, entretanto, São Paulo figura entre as poucas metrópoles globais que registraram um aumento da poluição atmosférica em 2020 (aumento de 5%), acompanhada por Los Angeles (1%) e Melbourne (1%).

Um dos fatores citados pelo levantamento para explicar o aumento da poluição em alguns lugares do mundo em 2020 é a incidência de grandes incêndios florestais no Brasil, nos EUA e na Austrália. De toda maneira, o relatório também ressaltou que os ganhos de qualidade de ar causados pela pandemia foram passageiros: em praticamente todo o mundo, os índices de poluição aumentaram continuamente ao longo do 2º semestre do ano passado, coincidindo com a retomada da atividade econômica após a primeira onda de contágio da COVID-19.

AFP, Bloomberg e Wall Street Journal destacaram essa notícia.

 

ClimaInfo, 17 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar