Relatório mostra que indústria global da moda ainda tropeça em compromissos socioambientais

indústria global da moda

A indústria global da moda continua representando um ponto fraco nos esforços internacionais por negócios mais sustentáveis, com dificuldades para avançar em temas como Direitos Humanos e meio ambiente em suas cadeias de fornecimento. O alerta foi destacado pela revista especializada Business of Fashion (BoF), que divulgou nesta semana a nova edição de seu Índice de Sustentabilidade para as empresas do setor. De acordo com a publicação, embora o discurso socioambiental ganhe espaço no mercado da moeda, as companhias estão atrasadas em termos de ações práticas para diminuir o impacto de seus negócios sobre o meio ambiente e os Direitos Humanos. A pontuação geral média das empresas avaliadas foi de apenas 36 de 100 pontos, com disparidades significativas entre engajamento e ação. Nem mesmo grandes empresas, como Adidas, Nike e H&M conseguem escapar dessa situação.

“A análise de transparência revela o que os profissionais do meio ambiente sabiam há tempos: a maioria das empresas ainda não coleta nem divulga as informações de que precisa para reduzir sua pegada ambiental. Além disso, a qualidade dos dados que conseguem coletar ainda está aquém de critérios objetivos e confiáveis, sem verificação por terceiros”, destacou Linda E. Greer (Institute of Public and Environmental Affairs/IPE, China), para a revista. A AFP e a Reuters destacaram o relatório.

 

ClimaInfo, 25 de março de 2021.

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